Exposição "reciclARTE"

De 20 de janeiro a 25 de fevereiro de 2022  Exposição
Img:

"reciclARTE" junta Artes Plásticas, Teatro, Música e Lixo para criar diversos objetos artísticos, combater o insucesso escolar e educar para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos.
 
É um projeto promovido no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto, desenvolvido pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social. Trata-se de uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, direcionada para a resolução de dois problemas sociais: a ausência de motivação e valorização da escola por parte dos adolescentes e a falta de uma cidadania ativa para a consciência social, em particular nas questões ligadas ao meio ambiente.
Nesta primeira fase do projeto, envolvemos 120 alunos, de agrupamentos dos concelhos de Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia, que foram desafiados a reproduzir obras icónicas de alguns dos maiores pintores do século XX como Gustav Klint, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein, René Magritte, Edvard Munch, Henri Matisse, António Palolo, Joan Miró, Salvador Dalí e os portugueses Amadeu de Sousa-Cardoso, Abel Manta e João Abel Manta, a partir de vários resíduos recolhidos pelos alunos durante as sessões de trabalho.
Promovido pela ASTA, o projeto tem como investidores sociais os municípios da Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia, e a empresa INCIPIT como investidor privado. São ainda parceiros do projeto a Resiestrela, o Cine Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a Câmara Municipal de Seia, o Agrupamento de Escolas do Teixoso, o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, o Instituto de Gouveia – Escola Profissional, o Agrupamento de Escolas de Gouveia, o projeto EcoCidadania do GAF, a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a ADC – Águas da Covilhã e o Serra Shopping.
 
A exposição "reciclARTE" poderá ser visitada entre 20 de janeiro a 25 de fevereiro na zona da Portaria da Biblioteca Central da UBI.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.