Nos dias 26 e 27 de novembro de 2024, decorreu a Conferência Transfronteiriça "Bibliotecas em Comunidade", reunindo especialistas de Castela e Leão e da região Centro de Portugal para partilhar experiências sobre o papel das bibliotecas como centros de convívio comunitário, a sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o impacto nas comunidades mais remotas.
Promovida pela Rede de Bibliotecas Castilla y León-Central de Portugal, a conferência destacou também a relevância do espaço físico das bibliotecas e a importância da gestão de dados para a melhoria dos serviços prestados.
O evento contou com painéis de discussão, nos quais foram partilhadas boas práticas e analisados desafios comuns às bibliotecas das duas regiões, além de momentos de networking entre os participantes.
A Biblioteca da UBI, convidada a participar, levou a comunicação
A Biblioteca da UBI e a Comunidade: em rede nunca lemos sós, na qual foi apresentado o trabalho desenvolvido pela RIBBSE (Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela), destacando a cooperação entre as bibliotecas da região, a disponibilização de um Catálogo Coletivo (acessível em
RIBBSE – Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela )e a iniciativa
aBEIRAr -
Projeto de Ciência Cidadã para a Valorização do Território.
Nesta apresentação, Sandra Pinto referiu também algumas das iniciativas desenvolvidas pela Biblioteca da UBI, com particular ênfase no seu papel como agente de transformação social e promotor de conhecimento, em estreita colaboração com a comunidade académica e local. As iniciativas apresentadas refletem o compromisso da Biblioteca da UBI em ser um ponto de encontro e facilitadora da troca de saberes entre a universidade e a comunidade em geral.
A Conferência Transfronteiriça "Bibliotecas em Comunidade" reforçou a cooperação entre Portugal e Espanha, evidenciando a importância das bibliotecas como pilares para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
