A Universidade da Beira Interior está a acolher a exposição «Às Armas ou às Urnas – Povo, MFA e Forças Armadas: entre revolução e democracia (1974-1982)», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos de 25 de Abril. A exposição, que estará patente no Polo Principal da UBI até 9 de maio, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 08:30 e as 19:00, com entrada livre.
A inauguração da exposição teve lugar no dia 4 de abril, com a conferência "Portugal, 1974-1975, o nascimento de uma democracia", proferida pela historiadora Maria Inácia Rezola, do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Durante o evento, foi realizada uma breve visita guiada por Gonçalo Margato, da Comissão Comemorativa, que partilhou detalhes sobre o conteúdo da exposição.
Estiveram presentes na inauguração o Senhor Reitor da UBI, Mário Raposo, os Vice-reitores Paulo Serra e Amélia Augusto, o Diretor de Mestrado em Relações Internacionais da UBI, João Terrenas, além de alunos, sobretudo do curso de Relações Internacionais, e demais interessados. A Biblioteca da UBI, representada pela chefe de divisão Sandra Pinto, também esteve presente.
Esta exposição oferece uma oportunidade para refletir sobre os primeiros anos após a Revolução dos Cravos, com foco na interação entre o povo, o Movimento das Forças Armadas (MFA) e as forças armadas, em um período crucial para a consolidação da democracia em Portugal.
