A quem pertence o nosso conhecimento?
De 20 a 26 de outubro de 2025, a comunidade científica mundial volta a unir-se para celebrar a Semana Internacional do Acesso Aberto (#OAWeek). O tema escolhido para a edição de 2025 é a questão fundamental: "A quem pertence o nosso conhecimento?"
O debate sobre a propriedade e a partilha do saber é mais urgente do que nunca. Estima-se que as taxas de publicação de artigos (APCs) estejam a retirar pelo menos oito milhões de euros da ciência portuguesa, um custo elevado que questiona o modelo de difusão do conhecimento. A Ciência Aberta surge como a opção veementemente advogada pelos cientistas para garantir que a investigação, financiada maioritariamente por fundos públicos, beneficie toda a sociedade.

O que é o Acesso Aberto?
Acesso Aberto (Open Access) significa a disponibilização livre e permanente, na internet, de cópias gratuitas, sem quaisquer restrições de acesso, de literatura de caráter científico e/ou académico.
Este modelo abrange artigos de revistas científicas (com revisão por pares), comunicações em conferências, relatórios técnicos, dissertações, teses, e documentos de trabalho. O princípio é claro: qualquer pessoa poderá ler, descarregar, distribuir, imprimir, pesquisar ou fazer referências ao texto integral dos documentos.
O Compromisso da UBI com o uBibliorum
A Universidade da Beira Interior (UBI) demonstra o seu firme compromisso com este paradigma através do uBibliorum – Repositório Digital da UBI, que já disponibiliza mais de 13.000 documentos em Acesso Aberto. Este esforço alinha-se com o lema que resume a filosofia da partilha: "O conhecimento é de todos e para todos."
Atividades e Apoios na UBI
No contexto da #OAWeek, a UBI promove várias iniciativas, incluindo:
-
Divulgação do Setor de Ciência Aberta e do uBibliorum.
-
Sensibilização sobre a Ciência Aberta (dirigida a alunos, docentes e investigadores).
-
CONEXÃO ABERTA (docentes/investigadores): Apoio ao Autodepósito. Contacto: Paulo Pessoa pfep@ubi.pt.
Para mais detalhes sobre a Semana e acesso a materiais, consulte a página oficial em Portugal: projeto.rcaap.pt/semana-internacional-do-acesso-aberto-2025/. O tema global pode ser explorado em: www.openaccessweek.org/theme.
Outros documentos interessantes sobre o novo paradigma da Ciência Aberta:
O estado de OA: uma análise em larga escala da prevalência e impacto dos artigos de acesso aberto
Taxonomia de alto nível
"Espaço para todos os talentos": rumo a um novo equilíbrio no reconhecimento e recompensas para os académicos
A toolbox for recognition and rewards in academic careers
Rumo a uma reforma do sistema de avaliação da investigação
Mutual Learning Exercise - Open Science: Altmetrics and Rewards (Metricas e prémios)
Evaluation of Research Careers fully acknowledging Open Science Practices (Avaliação das carreiras)