UBI acolhe sessão da Brotéria dedicada ao envelhecimento e à esperança no âmbito da iniciativa Revista Sai do Papel

Geral   15 de dezembro de 2025
Ficheiro com o nome: 1

O Auditório da Biblioteca da UBI acolheu, no dia 12 de dezembro, uma sessão da iniciativa Revista Sai do Papel, promovida pela Brotéria, centrada na reflexão sobre envelhecimento, religiosidade, consumo mediático e esperança, a partir de artigos recentemente publicados na revista. A sessão foi moderada pelo Professor José Rosa, docente do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da UBI.

Elizângela Carvalho Noronha, colaboradora da revista Brotéria, propôs uma reflexão sobre o envelhecimento na Covilhã, sublinhando a importância da religiosidade para a população idosa, em particular para pessoas em contexto de institucionalização. A intervenção destacou o papel da fé e da espiritualidade como fatores de apoio, pertença e construção de sentido numa fase da vida frequentemente marcada pela solidão.

Assunção Vaz Patto, docente do Departamento de Ciências Médicas e Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, centrou a sua intervenção na relação entre religião e bem-estar, defendendo uma visão integrada da pessoa. A dimensão espiritual, afirmou, pode influenciar positivamente a qualidade de vida, ajudando a enfrentar situações mais complexas e contribuindo para um envelhecimento com maior qualidade, sobretudo em contextos de isolamento.

A sessão contou ainda com uma intervenção do P. José Frazão Correia SJ, diretor da Brotéria, a propósito do tema da edição de dezembro da revista, dedicada à esperança. A partir de contributos de autores como Pedro Morgado, Eduardo Jorge Madureira Lopes e Miguel Tamen, destacou a necessidade de alargar o conceito de saúde, integrando a dimensão espiritual, particularmente relevante em populações envelhecidas. Num tempo marcado pela exaustão e pela fragilização dos vínculos comunitários, a esperança foi apresentada como uma abertura ativa — “o alargamento da estreiteza” — capaz de manter abertas possibilidades de cuidado, relação e participação cívica.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.