Biblioteca da UBI e a CISMA celebram vida e obra de Manuel da Silva Ramos

Geral   10 de novembro de 2023
Ficheiro com o nome: manuel (1)

A Biblioteca da UBI e a CISMA – Associação Cultural unem-se para uma sessão de homenagem e celebração à vida e obra do conceituado escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos.

Sob o mote “Conversas Literárias com Amigos”, a homenagem realizar-se-á no Auditório da Biblioteca Central da UBI a partir das 14h30 de 22 de novembro, quarta-feira.

Esta é uma forma de prestar tributo, em vida, a uma das grandes figuras da literatura portuguesa. Manuel da Silva Ramos, nascido na Covilhã em 1947, já publicou cerca de três dezenas de obras literárias e o seu fôlego criativo ainda não chegou ao fim.

A homenagem, que decorrerá sob a forma de um colóquio informal, terá na sessão de abertura Mário Raposo (Reitor da Universidade da Beira Interior), Luís Pires (Diretor da Biblioteca da Universidade da Beira Interior), Regina Gouveia (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã) e João Ferreira (CISMA – Associação Cultural).

Seguir-se-á uma apresentação da vida e obra de Manuel da Silva Ramos por Miguel Real (escritor, crítico, ensaísta e professor) e Fernando Paulouro Neves (escritor e jornalista, antigo Diretor do Jornal do Fundão).

Depois acontece uma conversa, moderada pela professora da UBI Cristina Vieira. Participam Manuel Portela (poeta, tradutor e Professor Catedrático da Universidade de Coimbra), Rui Lopo (tradutor, investigador e doutorando na Universidade de Lisboa) e António Dias de Almeida (autor, professor aposentado do Ensino Secundário agraciado por Jorge Sampaio).

Por fim, o próprio autor, Manuel da Silva Ramos, fará a sua intervenção.

___________________________

Manuel da Silva Ramos nasceu em 1947 no Refúgio, Covilhã. Com apenas 20 anos escreve Os Três Seios de Novélia, livro que lhe valeu o prestigiado Prémio de Novelística Almeida Garrett. Emigra para França em 1970, onde permanece até quase ao fim do século. Regressa a Portugal em 1997. A partir daí a sua escrita é prolífica. Na sua obra, destacam-se A Trilogia Tuga, monumento literário escrito a meias com Alface, O Tanatoperador, Jesus, the Last Adventure of Franz Kafka, Viagem com Branco no Bolso, Moçalambique, entre outras. Romancista, poeta, dramaturgo e outros atributos, a sua obra está publicada em países como Itália, República Checa ou México. Ao Fundão, escreveu-lhe Grito de Liberdade na Rua da Cale. Sobre a sua cidade, a Covilhã, dedicou-lhe em 2003 a obra Café Montalto, rapidamente esgotada e recentemente editada pelo ímpeto juvenil da CISMA – Associação Cultural.

Por estas e outras razões, grande parte delas encontradas na sua vasta obra, que se encontra nos livros e nas centenas de textos publicados em jornais, Manuel da Silva Ramos é um dos mais originais escritores portugueses do século XX e XXI.

Dia 22 de novembro, às 14h30 na Biblioteca Central da UBI, terá a sua justa homenagem enquanto covilhanense e enquanto homem da Literatura.