𝟒º 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐂𝐢𝐝𝐚𝐝𝐚̃ 𝐞𝐦 𝐂𝐨𝐢𝐦𝐛𝐫𝐚 (ENCC2023)

Geral   05 de dezembro de 2023
Ficheiro com o nome: 401199000_1383021725985700_5130962124124072214_n

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2023, a Casa da Cultura em Coimbra foi palco para o 4º ENCC2023. Sob o tema Envolver, o evento destacou a importância de envolver diversas instituições, pessoas, ideias, conhecimentos e comunidades na promoção da ciência cidadã.

A Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) foi convidada pela organização para integrar a Comissão de Revisão (com representação de Sandra Pinto e Paulo Pessoa) e enquanto parceira do projeto aBEIRAr, apresentou no dia 28, no formato de fishbowl  aBEIRAR: bibliotecas enquanto promotoras de ciência comunitária para o desenvolvimento, valorização e coesão territoriais. A apresentação contou com a participação de Sandra Pinto representando a Biblioteca da UBI, Margarida Oleiros (DGLAB - Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas), Cristina Caetano (Biblioteca Municipal da Covilhã), Paulo Gama Mota (Docente Universidade de Coimbra), Filipa Pimentel (autora de dissertação sobre este projeto) e Maria Vicente (Coordenadora da Plataforma de Ciência Aberta de Figueira de Castelo Rodrigo). O painel abordou temas relacionados com o envolvimento das bibliotecas em redes de projetos de ciência cidadã, destacando a conexão com as missões das bibliotecas, os obstáculos encontrados e os desafios enfrentados. A Biblioteca da UBI, como instituição universitária, partilhou a sua experiência, destacando como essas iniciativas proporcionam a abertura da academia a projetos de ciência cidadã, bem como as dificuldades enfrentadas pelos investigadores ao comunicar ciência.

O ENCC2023 foi uma plataforma abrangente para a apresentação de diversos projetos de ciência cidadã, muitos dos quais são desenvolvidos por investigadores universitários em colaboração com cidadãos. O evento também promoveu discussões sobre os resultados e boas práticas desses projetos, incentivando uma reflexão sobre os novos desafios e o futuro promissor da ciência cidadã em Portugal.