Investigadores do CICS-UBI viram o seu projeto aprovado no âmbito do programa “Promove” da Fundação La Caixa no valor de 5000€. É promotor desta ideia o investigador Bruno Pires (estudante de mestrado em Bioquímica), tendo como equipa Sofia Soares e Joana Gonçalves (estudantes de doutoramento Biomedicina), sob mentoria dos investigadores Ângelo Luís e Eugenia Gallardo. O projeto intitula-se "Zimbro4Skin" e consiste na utilização do óleo essencial de zimbro como uma abordagem alternativa para combater a acne vulgaris, uma das dermatoses mais comuns a nível mundial. A ideia baseia-se no facto do zimbro possuir inúmeros compostos bioativos com efeitos benéficos, como ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória, apresentando um grande potencial no combate contra a bactéria causadora da acne.
Este projeto visa o aproveitamento de um recurso natural pouco explorado, mas com enorme potencial, presente na região da Beira Interior, com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por acne e, consequentemente, impulsionar toda a indústria relacionada com o zimbro.
A proposta está alinhada com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, nomeadamente o Objetivo 3 - Saúde de qualidade, Objetivo 8 -Trabalho digno e crescimento económico, Objetivo 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas, e Objetivo 12 - Produção e Consumo Sustentáveis".
