O Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) promoveram mais dois ciclos de seminários, dinamizados pelo Investigador do CICS-UBI Luís Passarinha, no âmbito do Curso Avançado “Biologia Estrutural Médica”.
Na sessão do dia 21 de maio a oradora foi Teresa Santos-Silva, que apresentou o tema “Macromolecular crystallography - an atomic perspective”. Na sessão de hoje o orador foi Francisco Leisico com a apresentação “CryoEM: from the resolution revolution to the up-to-date methodologies”.
Teresa Santos Silva licenciou-se em Química pela FCT-NOVA e obteve o doutoramento em Biologia Estrutural pela Universidade NOVA em 2006. Como bolseira de pós-doutoramento, especializou-se em cristalografia de proteínas e resolveu a estrutura de enzimas contendo molibdénio, no laboratório de Cristalografia Macromolecular, XTAL FCT-UNL. Desde 2008, têm-se focado no estudo das interações proteína-ligante para aplicações biomédicos, utilizando várias técnicas biofísicas como a difração de raios X, SAXS, entre outras. Como investigadora revê um papel relevante no desvendar da interação dos complexos de vanádio com moléculas biológicas, e seu trabalho foi um marco para a determinação do modo de ligação das moléculas libertadoras de monóxido de carbono às proteínas séricas. Recentemente, estuda proteínas envolvidas na formação de biofilmes e na biossíntese de peptidoglicanos e desenvolvimento de novos inibidores com efeitos antibacterianos, enzimas de Mo envolvidas na biossensorização e biorremediação de arsênio. Atualmente, é Professora Auxiliar de Bioquímica na FCT-NOVA, tem mais de 60 artigos publicados (index h – 21), orientando vários projetos de mestrado e de doutoramento.
Francisco Leisico obteve o grau de mestre em Biotecnologia Molecular na Universidade de Aveiro. O seu doutoramento focou no estudo da estrutura e função de um complexo proteico bacteriano envolvido na resistência a antibióticos por Cristalografia de raios-X e SAXS na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa. Posteriormente fez um pós-doutoramento no Institut de Biologie Structurale em Grenoble para reforçar a sua formação em biologia estrutural através da aplicação da técnica de cryoEM para caracterizar o complexo proteico responsável pela polimerização de sulfato de heparano em células animais. Recentemente, iniciou o seu segundo pós-doutoramento no Paul Scherrer Institut na Suiça para aplicar os seus conhecimentos em biologia estrutural no estudo de recetores membranares com potencial farmacológico.