Setor de Ciência Aberta da Biblioteca da UBI

25 de maio de 2022  Apresentação
Ficheiro com o nome: 4a feiras abertas

Os repositórios institucionais são hoje em dia considerados uma peça fundamental no processo de comunicação científica, oferecendo novas oportunidades para a partilha de informação, contribuindo, igualmente, para o desenvolvimento da ciência, proporcionando visibilidade, armazenamento e recuperação dessa mesma informação.  

Biblioteca da UBI e o seu Setor de Ciência Aberta, acreditam que, com o contributo de todos os docentes e investigadores das mais variadas áreas do saber, podemos enaltecer o nosso Repositório Digital da UBI - uBibliorum tornando-o ainda mais uma referência nacional e internacional.  

O seu enriquecimento conduz a uma maior visibilidade e reconhecimento dos investigadores, amplifica a diversidade dos assuntos científicos disponíveis para os utilizadores, ao mesmo tempo permite guardar a memória intelectual da Universidade da Beira Interior (UBI) num único sítio, de forma estruturada e facilmente recuperável, aumentando a sua presença na rede informática mundial (rede dos  Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP, da B-ON e de outros inúmeros motores de pesquisa mais conhecidos da WEB: Google, Yahoo, etc.  

Por outro lado, os documentos inseridos no uBibliorum podem associar-se facilmente à plataforma Ciência Vitae que por sua vez interoperabiliza com o ORCID, mantendo assim o seu currículo facilmente atualizado.   

Contribuir para o enriquecimento do acervo no Repositório Digital da UBI - uBibliorum  é também mais uma forma de a Universidade da Beira Interior (UBI) reforçar a sua função de emissor de conhecimento e de cultura. 

Consulte as Ligações Úteis relacionadas com a Ciência Aberta. 

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.