Faculdade

A forte consciencialização sobre a necessidade de um salto qualitativo no desenvolvimento de recursos humanos na saúde motivou o governo a aprovar a criação de duas escolas médicas no país: Covilhã e em Braga em 1998. Um dos pontos para esta aprovação, foi de que os projetos deveriam introduzir mudanças profundas ao nível currículo médico, permitindo assim renovar o ensino da medicina em Portugal. De acordo com essa disposição, a Universidade da Beira Interior lançou um projeto inovador de estudos médicos, um projeto que foi aprovado pela resolução do Conselho de Ministros nº 140/98, de 4 de dezembro.

Esse projeto sugeriu o desenvolvimento de modelos inovadores de formação, orientados por padrões científicos e assistência de ensino de alta qualidade, em que a articulação com as unidades de cuidados de saúde seria assegurada por um modelo organizacional diferente e inovador.

Com base nos pressupostos enumerados, foram delineadas três diretrizes para a metodologia pedagógica a serem adotadas na Faculdade de Ciências da Saúde:
• A criação de um modelo pedagógico que substitui o sistema de educação "tradicional", que consiste numa soma de disciplinas académicas, para um sistema educacional integrado, com base no estabelecimento de objetivos e no uso da aprendizagem baseada em problemas, sempre que possível;
• Ênfase na aprendizagem centrada no aluno, em vez dos processos que levam ao "armazenamento" da informação, sendo essencial para se concentrar na aprendizagem, na relação entre "o ensinar e o aprender", entender o ensino como um sistema para facilitar;
• Monitorização contínua da metodologia pedagógica.

Todos os requisitos para a criação do ciclo de estudos em medicina foram concluídos, tendo sido criados recursos estruturais e humanos, bem como uma consolidação pedagógica para o início do curso de medicina e pós-graduação no ano lectivo de 2001/2002.

Para garantir todo o componente de educação clínica, em fevereiro de 2001, foram assinados os protocolos de articulação entre a Universidade da Beira Interior - Faculdade de Ciências da Saúde e as instituições de saúde envolvidas no projeto.

A Faculdade de Ciências da Saúde oferece os seguintes diplomas: 1º ciclo em Ciências Biomédicas, Optometria e Ciências da Visão; mestrados integrados em Medicina e Ciências Farmacêuticas; 2º ciclo em Ciências Biomédicas, Gerontologia, Optometria e Ciências da Visão; e Doutoramentos em Medicina, Biomedicina e Ciências Farmacêuticas.

Mensagem do Presidente

Orgãos de Gestão

Composição dos Órgãos de Gestão da FCS a 11 de dezembro de 2025:

Presidente da Faculdade
Profª Doutora Maria Assunção Morais e Cunha Vaz Patto

Vice-Presidentes da Faculdade
Profª Doutora Fani Pereira de Sousa
Profª Doutora Olga Maria Maruqes Lourenço

Conselho de Faculdade
Conselho Científico
Conselho Pedagógico
Orgãos do Departamento de Ciências Médicas

Organograma

Ficheiro com o nome: organograma2022

Publicações Eletrónicas

Cardiologia Atual
“Cardiologia Atual” é um projeto educativo promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em estreita colaboração com as Escolas Médicas Portuguesas.e

 

 

e-Saúde
Livro de Ensino para Estudantes de Cursos de Ciências da Saúde e para Profissionais de Saúde

 

Instruções:

Para ler o livro na versão ePub basta clicar duas vezes sobre o ficheiro que abrirá num programa pré-definido do seu computador / dispositivo móvel.

Se não abrir pode instalar um destes programas:
Adobe Digital Editions (PC/Mac)
Apple iBooks (iOS, Mac)
ePUB Reader (PC/Mac/Linux) para Mozilla Firefox
Readium (PC/Mac/Linux) para Google Chrome
Aldiko Book Reader (Android/iOS)

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.