A FCS participa ativamente na Academia Júnior STEAM @ UBI com projetos e na organização de um dos eventos. Neste contexto, no dia 28 de fevereiro às 14.45h, vai decorrer uma palestra no Anfiteatro Amarelo pelo Doutor David Ângelo (cirurgião maxilofacial / graduado em MIM pela nossa faculdade) e convidamos tod@s a participarem. Depois da palestra vai decorrer um Peddy-paper para os alunos da Academia ficarem a conhecer os diferentes espaços da nossa faculdade.
Resumo: Esta palestra explora a inspiradora história de um cirurgião português que, aos 39 anos, se tornou uma referência mundial na área médica. David Ângelo não só recebe doentes de vários países, como também atrai médicos que querem aprender com os inovadores protocolos que ele próprio desenvolveu. A sua trajetória clínica e académica é marcada por uma profunda dedicação à investigação científica, movida pela incessante busca de respostas a questões fundamentais na medicina. Motivado pela curiosidade e pelo desejo de contribuir para o avanço do conhecimento, David Ângelo chegou a fazer sacrifícios pessoais, para financiar a sua investigação. Entre as suas iniciativas, destaca-se a prática de operar ovelhas num cenário que evoca memórias da sua infância, revelando o lado humano de um médico que, apesar de enfrentar desafios significativos, se distinguiu pela sua disciplina e determinação. Este relato, baseado numa história verídica, serve de exemplo para todos aqueles que enfrentam obstáculos no caminho sublinhando a importância da perseverança e do espírito de luta na construção de uma carreira de sucesso e de impacto global.
Sinopse Biográfica: Com mais de 9 anos de experiência clínica, orientou a sua carreira médica para um trabalho de especialização na área da dor orofacial e disfunção da articulação temporomandibular.
O expoente máximo da sua carreira como médico ocorreu com a defesa da sua tese de doutoramento em Cirurgia Maxilofacial na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2018, que coincidiu com a sua entrada na Sociedade Europeia de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular, tornando-se no primeiro médico português a integrar esta prestigiada sociedade. Neste momento é Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Tem contribuido para o desenvolvimento das técnicas minimamente invasivas para tratamento da disfunção da articulação temporomandibular. Na área científica conta com vários prémios de investigação e conferências internacionais que lhe permitiram ter uma visão de progresso e desenvolvimento na área da medicina regenerativa e biomateriais inteligentes. Um dos prémios que destaca foi o prestigiado prémio de jovem investigador na área da dor em 2015 pela Fundação Grunenthal. Após 6 anos de trabalho em algumas organizações de saúde de referência em Portugal, em 2016 decidiu fundar em parceria com o seu colega David Sanz um projeto sólido na área da Cirurgia Facial com o objectivo de oferecer um conjunto de serviços inovadores na sua área de especialização.