A "aposta ganha" que renovou o ensino médico em Portugal

Faculdade   20 de junho de 2022

Criada com o intuito de inovar o ensino de medicina em Portugal, no ano de 1998, a FCS da Universidade da Beira Interior destaca-se agora pelos seus métodos inovadores de ensino.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS01

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior surgiu em 1998, altura em que o governo acreditava que era necessário elevar o ensino médico português – com a promessa de introduzir novos métodos que renovassem o ensino da medicina em Portugal.

Neste âmbito, a UBI apresentou uma candidatura para um projeto que propunha o desenvolvimento de modelos inovadores de formação “pautados por padrões científicos, pedagógicos e assistenciais de elevada qualidade, em que a articulação com as unidades de prestação de cuidados de saúde seria assegurada por um modelo organizacional diferente e inovador.”

Atualmente, com mais de 20 anos de existência e com várias provas dadas de um ensino de excelência, a Faculdade de Ciências da Saúde contém na sua oferta formativa duas licenciaturas Ciências Biomédicas e Optometria e Ciências da Visão; quatro mestrados – Ciências Biomédicas, Medicina, Ciências Farmacêuticas e Optometria e Ciências da Visão; e três doutoramentos em Medicina, Biomedicina e Ciências Farmacêuticas.

Para além dos seus métodos inovadores de ensino, com uma forte aposta na componente de aprendizagem ativa centrada no estudante por parte dos estudantes, a Faculdade de Ciências da Saúde destaca-se, também, pelo seu plano de Investigação, incorporado no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS).

A missão do CICS-UBI é realizar pesquisa biomédica de alta qualidade, oferecer oportunidades de treino avançado e carreiras científicas, promover a educação para a comunidade e a transferência de conhecimento para a indústria biomédica e para a sociedade.

Em 2017 o governo criou o Centro Académico Clinico das Beiras que tem como principal missão a promoção do desenvolvimento de melhorias na prestação de cuidados de saúde, das práticas de investigação e do ensino e formação de profissionais altamente qualificados, diferenciados e competentes.

A FCS-UBI tem também um grande compromisso com a comunidade externa, através da cooperação com as unidades hospitalares e de medicina familiar de Viseu, Castelo Branco e Guarda. Além disso, é também sede da Unidade de Farmacovigilância da Beira Interior, coordenando com o Infarmed o grau de eficácia de medicamentos na população dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Todo o trabalho da FCS-UBI teve já o reconhecimento por parte de entidades internacionais como o Times Higher Educativo, que a incluiu no Pre-clinical, Clinical & Health Subject Ranking.

Miguel Castelo-Branco, Presidente da FCS-UBI, vê todo o trabalho desenvolvido pela Faculdade como uma demonstração de que “é possível fazer formação de profissionais de saúde de alta qualidade no Interior do país.”

in mais magazine