Universidade de Verão foi um sucesso

Ensino Superior   12 de julho de 2022
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS336

De 3 a 8 de julho de 2022 decorreu mais uma edição da UVerão UBI2022. Uma iniciativa que já faz parte do calendário escolar, e que ano após ano tem vindo a ter mais procura. Este ano com mais um dia, as expectativas eram altas, e no final de uma forma geral foi unânime, um sucesso. A UVerão representa a melhor experiência que se pode fazer, enquanto aluno do secundário, onde durante 6 dias são vividos como estudantes universitários, desde a residência, cantinas, salas de aulas, laboratórios, atividades lúdicas e passeios.

A FCS recebeu 41 participantes, e contou com 4 monitoras e uma vasta equipa que preparou um programa ao mais alto nível. Deixamos aqui apenas o resumo das atividades científicas, porque as lúdicas ficam com quem participou. Resumidamente: segunda-feira, 4 de julho - A Visão e as Ciências da Saúde; terça-feira, 5 de julho - Coração: Auscultar – Desenhar – Dissecar – Prevenir; O mundo invisível dos microrganismos; “O corpo Humano por dentro” – Dissecação de um rato; Grupos sanguíneos: aglutinar ou não aglutinar, eis a questão! Quinta-feira, 7 de julho - Como se faz um Medicamento – Farmácia Piloto e terminou com a atividade "Na Pele de um Médico". Para estas atividades, contou com a coordenação de José Eduardo Cavaco e apoio de secretariado de Marta Duarte; nas práticas participaram: José Eduardo Cavaco, Mafalda Fonseca, Pedro Miguel Monteiro, Adriana Oliveira dos Santos, Maria João Lima, Catarina Proença Ferreira, Magda Fernandes Cassapo, Maria Eugénia Gallardo Alba, Pedro Lito, Susana Ferreira, MedUBI - Núcleo de Estudantes de Medicina, UBIPharma - Núcleo de Estudantes de Farmácia, BioMedUBI - Núcleo de Estudantes de Ciências Biomédicas, NEOUBI - Núcleo de Estudantes de Optometria Universidade da Beira Interior.