Investigadora da UBI lidera projeto sobre plantas aromáticas e medicinais

Unidade de investigação   07 de dezembro de 2022

Ana Palmeira de Oliveira é responsável pelo estudo que tem como objetivo valorizar produtos com reconhecido potencial em todo o mundo.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS032

O projeto “PAM4WELLNESS”, que pretende desenvolver e valorizar o setor das plantas aromáticas e medicinais, está a ser liderado pela investigadora da Universidade da Beira Interior (UBI), Ana Palmeira de Oliveira. Financiado no âmbito do programa Compete 2020 com perto de um milhão de euros (950.000€), é desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O estudo apostará na caracterização e valorização do conhecimento técnico-científico sobre as plantas aromáticas e medicinais, bem como no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que valorizem os sistemas de produção.

“Este projeto não visa tanto conhecer as características das plantas que existem, porque parte desse conhecimento já está produzido, mas sim verificar se as plantas que estão atualmente a ser produzidas são aquelas que a indústria cosmética e farmacêutica procura, de modo que os produtores possam adequar a sua oferta às reais necessidades e, assim, integrarem as redes de fornecimento destes setores”, explicou à Agência Lusa a investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI).

O projeto será implementado em territórios de baixa densidade das regiões Norte, Centro e Alentejo e visa contribuir para o desenvolvimento dessas zonas, através de produtos com um enorme potencial de crescimento a nível mundial e capacidade de alavancar uma estratégia de desenvolvimento nacional, valorizando o mercado interno e capacitando-o para a exportação.

Dos propósitos do projeto fazem parte o desenvolvimento tecnológico, de que são exemplo as plataformas ‘online’ de gestão de dados (controlo e gestão do sistema de rega localizada) e colaborativa e as ferramentas informáticas de rastreabilidade das plantas aromáticas e medicinais e relacionadas com a pegada ambiental, entre outras.

in urbietorbi