Médica covilhanense participa em cirurgia inédita

Geral   10 de outubro de 2024

Inês Catalão integrou a equipa que fez a primeira neurotização da córnea em Portugal

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS620

A médica Inês Catalão, natural do Teixoso, integrou na última semana a equipa da Unidade Local de Saúde de Coimbra que realizou a primeira cirurgia de neurotização da córnea em Portugal.

Inês Catalão esteve em destaque nas páginas do Jornal do Fundão, em 2021, quando foi a segunda melhor finalista de Medicina em todo o país. Saiu da UBI diretamente para o Centro Hospitalar de Setúbal (onde fez o ano comum) e depois seguiu para os hospitais da Universidade de Coimbra, onde está atualmente a fazer o internato na especialidade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

A jovem do concelho da Covilhã auxiliou os especialistas Miguel Pessoa Vaz e Sara Ramos, do serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Queimados, que se juntaram a uma equipa da unidade de Oftalmologia, apurou o JF.

Na mesa de operações esteve um doente que tinha perdido faculdades num olho após uma anterior cirurgia oncológica ao cérebro.

“A neurotização da córnea é uma técnica sofisticada que visa restaurar a sensibilidade da córnea, ligando nervos saudáveis, isolados de outra parte do corpo, ao olho com perda de função sensorial”, explicou a ULS de Coimbra.

in Jornal do Fundão

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.