FCS organizou o Programa Internacional Blended Intensive Programme

Ensino Superior   18 de julho de 2025

O Mestrado em Ciências Biomédicas (FCS-UBI) promoveu colaboração internacional no âmbito das terapias celulares e génicas

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS668

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) organizou o programa internacional Blended Intensive Programme (BIP), dedicado ao tema das terapias celulares e génicas. A componente presencial do BIP decorreu entre os dias 30 de junho e 4 de julho, reunindo 21 estudantes universitários das áreas das Ciências Biomédicas e Biológicas de universidades pertencentes à aliança UNITA. Esta iniciativa permitiu a troca de conhecimentos, a colaboração internacional e o desenvolvimento de projetos inovadores.

Além dos estudantes da UBI, estiveram presentes estudantes das universidades de Saragoça (Espanha), Turim (Itália), Brescia (Itália) e do Politécnico da Guarda (IPG). A equipa que acompanhou permanentemente os estudantes foi composta por docentes das quatro instituições de ensino superior que organizaram o BIP: UBI (organização local: Mafalda Fonseca), Instituto Politécnico da Guarda (Sónia Miguel), Universidade de Saragoça (José Villar) e Universidade de Turim (Giorgio Merlo).

O programa científico incluiu seminários e workshops dinamizados por especialistas em Terapia Celular CAR-T, Terapia Génica, Terapias com Células Estaminais, Imunoterapia, Vacinas de DNA, Medicina Regenerativa e Biologia Sintética, promovendo o envolvimento dos estudantes através de discussões e atividades práticas em grupo, com interações entre colegas para estimular a colaboração internacional e o desenvolvimento de competências de comunicação.

Os participantes tiveram ainda oportunidade de participar em atividades culturais, incluindo um percurso pedagógico pelo Estrela Geopark (UNESCO), guiado por geólogos e biólogos, bem como uma visita guiada à cidade da Covilhã, com explicação das principais características, factos históricos e murais de arte urbana.

Este tipo de iniciativas reforça a importância da colaboração internacional no crescimento académico e científico dos futuros profissionais da área das Ciências Biomédicas.

O feedback pelos estudantes foi bastantes positivo e o BIP vai ter uma nova edição em 2026, desta vez com organização local da Universidade de Turim.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.