UBI promove evento alargado no Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Ensino Superior   07 de fevereiro de 2023

O programa prevê sessões para refletir sobre o tema e diversas atividades paralelas. A presidente da FCT e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional são duas das participantes.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS406

A Universidade da Beira Interior (UBI) assinala o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência com uma sessão que vai apresentar o vasto contributo de docentes e investigadoras para o desenvolvimento científico, nos níveis nacional e internacional. O evento decorre ao longo de todo o dia 10 de fevereiro, próxima sexta-feira, e conta com a participação da presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves, que escolheu a UBI para as comemorações de uma data simbólica, com a importância de chamar a atenção para uma realidade onde há ainda um longo caminho a percorrer.

O Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I) recebe a iniciativa que contará, na Sessão de Abertura, às 9h30, com Mário Raposo (Reitor da UBI), Sílvia Socorro (Vice-Reitora para a área da Investigação) e Madalena Alves. Segue-se a Sessão Plenária com a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

O programa continua com a mesa-redonda “Mulheres-investigadoras na UBI” (10h15), intervindo cientistas da UBI de todas as faculdades, as quais são mentoras e colaboradoras no projeto Re-UNITA, seguindo-se a sessão intitulada “O poder da comunicação!” (11h15), com Ana Carvalho, da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (AMONET).

A pausa para almoço inclui a Sessão de Posters “Mulheres estudantes de doutoramento na UBI” (12h30), a ter lugar na Faculdade de Engenharia, e onde serão apresentados trabalhos de doutoramento em curso.

De tarde, os trabalhos prosseguem com a Sessão U*UNIGHT - Contribuições das Mulheres para a Ciência Cidadã (14h00), dando conta de dois projetos ligados à região, em que a UBI está envolvida. A “Sessão Carreira: Mesa Redonda Oportunidades e Desafios para a Liderança de Ciência no Feminino”, conta com a presença de mulheres ilustres de diversas universidades portuguesas e que se distinguiram pelo seu percurso de investigação e liderança, nomeadamente Ana Paula Duarte, Vice-Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde; Helena Pereira, Professora Catedrática Aposentada da Universidade de Lisboa; Helena Machado, Professora Catedrática da Universidade do Minho; Isabel Ribeiro, Professora Catedrática Aposentada do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa; e Margarida Mano, Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa. A mesa conta ainda com a presença de Rosa Bolea, Vice-Reitora para a investigação da Universidade de Zaragoza, Espanha. A “Sessão UBIMedical: Mesa Redonda Mulheres na Inovação - o olhar das startups: problemas e desafios”, discutirá a triangulação mulheres cientistas, start-ups e inovação.

O encerramento acontece com a divulgação do projeto vencedor do Prémio Jovem Investigador UBI/Santander.

A comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, promovido pela UBI, nomeadamente, pela Vice-Reitoria para a Investigação, consórcio UNITA e projetos U*NIGHT e Re-UNITA, inclui ainda um conjunto de atividades paralelas, que acontecem em simultâneo em vários locais da universidade e que se prolongam, algumas delas até ao mês de março. Destacam-se, por exemplo, a Exposição Internacional de Fotografia, Mulheres Matemáticas de todo o mundo, e a Exposição de Notícias, Mulheres Ubianas: de dentro para fora, da UBI no mundo!

O conjunto de eventos pretende chamar a atenção para a participação das mulheres na ciência, num país onde o contributo das mesmas é inegável.
“Portugal tem tido um desempenho superior ao da média europeia em vários aspetos. Por exemplo, temos a percentagem mais elevada de mulheres entre os doutorados em todas as áreas do conhecimento, com valores entre 36,8% e 69,5%, nas áreas de engenharia e saúde, respetivamente. De facto, há já muitos anos, e falamos de décadas, que o número de mulheres doutoradas e licenciadas em Portugal é superior ao dos homens”, salienta Sílvia Socorro, consciente do trabalho que há ainda a fazer.

“Apesar da performance demonstrada, continua a ser determinante investir no incentivo à formação em determinadas áreas, como por exemplo, as engenharias. Apesar de termos a percentagem mais elevada, é de apenas 36,8%. É igualmente crucial diminuir as desigualdades que persistem, nomeadamente, no acesso a cargos no topo das carreiras”, acrescenta a Vice-Reitora.

Na UBI, e à semelhança de outras instituições nacionais e europeias, a percentagem de mulheres investigadoras ronda os 47%, e de professoras auxiliares 38%. Em termos de professores catedráticos o valor é de 15%.

Programa completo - Sessão dia 10 de fevereiro

• De 06 a 10 de fevereiro - Faculdade de Engenharia
Exposição de Posters| Posters Exhibition
Mulheres Estudantes de Doutoramento na UBI|UBI Women PhD Students

• De 10 de fevereiro a 18 de março - Galeria da Real Fábrica de Panos do Museu de Lanifícios:
Exposição Internacional de Fotografia| International Photography Exhibition
Mulheres Matemáticas de todo o mundo| Women of Mathematics from around the world - A gallery of portraits

• De 10 de fevereiro a 08 de março - Hall contíguo ao acesso ao Anfiteatro Pinto Peixoto:
Exposição de Notícias| News Exhibition
Mulheres Ubianas: de dentro para fora, da UBI no mundo!

• 10 de fevereiro - CICS-UBI, Centro de Investigação em Ciências da Saúde
Entrevistas Flash dinamizadas pelo CICS-UBI|Flash Interviews by CICS-UBI

• 10 de fevereiro - Auditório das Sessões Solenes
Apresentação de Dados| Data Presentation