UBI recebe visita da farmacêutica Hovione

UBI   13 de setembro de 2023

A empresa multinacional ficou a conhecer o trabalho da Universidade no campo da saúde e estão abertas as portas para futuras colaborações na área.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS490

Uma comitiva de dirigentes da farmacêutica Hovione esteve na Universidade da Beira Interior (UBI), para conhecer a investigação de excelência que está a ser desenvolvida na área da saúde. O grupo integrou responsáveis dos sectores de gestão e de investigação desta empresa que desenvolve trabalho em diversos países, e constituiu mais um momento de aproximação da academia ao tecido empresarial de campo de elevada sofisticação.

O encontro, promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação Inovação e Desenvolvimento, teve lugar na manhã de 11 de setembro, e contou com a participação de uma equipa alargada da Hovione. Estiveram presentes, nomeadamente, Jaime del Campo (Senior Director and Head of R&D in Portugal), Márcio Temtem (Senior Director, Strategic Business Manager), Susana Lucas (Senior Manager, Process Chemistry), Alexandre Ribeiro (Principal Analytical Scientist), Ricardo Ribeiro (Analytical Scientist) e Filipa Ferreira (Pre-clinical Lead / Senior Scientist), ex-aluna da UBI, do 3.º Ciclo em Ciências Farmacêuticas.

O programa da visita contou com a participação do Reitor da UBI, Mário Raposo, que deu a conhecer o crescimento da universidade nas vertentes do ensino, investigação, inovação e do empreendedorismo, ao longo dos anos. Ao longo da manhã, Luís Taborda Barata, enquanto Coordenador Científico do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), apresentou as valências de investigação da unidade, enquanto Graça Baltazar, responsável pelo Biotério da UBI, salientou as possibilidades em investigação animal, destacando as preocupações éticas que existem no desenvolvimento deste trabalho. Márcio Temtem e Jaime del Campo, por seu turno, deram a conhecer a Hovione aos participantes da academia.

A visita terminou com uma passagem à incubadora UBImedical, organizada pela coordenadora executiva, Dina Pereira. Em destaque estiveram duas das empresas sediadas nesta estrutura da UBI que estão na linha da frente da transferência de conhecimento originado na academia para a sociedade.

Tal como já tinha acontecido durante a primeira parte deste contacto, na Faculdade de Ciências da Saúde, a comitiva da Hovione mostrou um notório interesse em diversas valências a serem desenvolvidas na UBI. Como na ocasião afirmou Sílvia Socorro, Vice-reitora para a Investigação Inovação e Desenvolvimento, “há uma série de oportunidades de colaboração” entre a UBI e a empresa.

“Estabelecer relações com o mundo empresarial é uma das missões da Universidade, e este tipo de encontros é fundamental para a construção de estratégias ‘win-win’, em que quer as empresas quer as unidades de investigação das universidades beneficiam da partilha de ‘know-how’ e infraestruturas”, sintetiza Sílvia Socorro, a propósito da relevância deste tipo de reuniões. “O encontro em questão foi muito útil”, acrescenta, “tendo permitido identificar uma série de interesses comuns e que, com certeza, vão ser explorados e aprofundados num futuro próximo”. A Vice-reitora refere que, para continuar a alimentar esta aproximação, terá lugar, brevemente, uma visita da UBI às instalações da Hovione.

A Hovione é uma empresa portuguesa especializada na área das ciências da saúde. Investiga e desenvolve novos processos químicos e dispositivos médicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial, sendo um dos maiores investidores em Investigação e Desenvolvimento na indústria farmacêutica portuguesa e o maior empregador privado de doutorados no nosso país. É em Portugal que leva a efeito as suas atividades de investigação e desenvolvimento, nas quais emprega mais de duas centenas de técnicos e cientistas.