No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia que tem lugar esta semana (20 a 24 de novembro 2023), o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) apresenta o nível 3 do jogo virtual “Junior Lab Game”, lançado em 2020. Trata-se de uma ideia original do docente Eduardo Cavaco e desenvolvida por Adriano Raposo, ambos da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
O jogo tem por objetivos conduzir os alunos numa abordagem científica, desde o conhecimento do laboratório, ao método científico. No primeiro nível e sendo o primeiro contacto com um laboratório de investigação, o participante tem de arrumar os objetos que são comuns num laboratório de rotina, como por exemplo, a micropipeta ou o tubo de ensaio. No nível 2 o desafio passa por fazer uma solução salina (soro fisiológico), onde o participante vai ter de pesar, medir e agitar. O nível 3 lançado esta semana consiste numa visita ao laboratório de microbiologia e a realização de uma experiência para saber se temos as mãos bem lavadas!
“Junior Lab Game” tem como público-alvo os alunos do 1.º ciclo, estando o projeto a ser trabalhado para níveis mais avançados numa progressão do grau de dificuldade e complexidade. Esta é uma forma simples de despertar os mais novos para a ciência numa primeira abordagem, mas todos estão convidados a jogar!
[Jogar]