Assim foi o Microbiotec'23... Um Sucesso

UBI   12 de janeiro de 2024

O Congresso de Microbiologia e Biotecnologia – Microbiotec'23, promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia (SPBT), sob coordenação das Prof. Cristina Dias-Cabral e a Prof. Susana Ferreira, realizou-se de 7 a 9 de dezembro na Universidade da Beira Interior, Covilhã - Portugal, reunindo investigadores nos vários estágios de formação e carreira, tal como profissionais de empresas, para discutir e partilhar os mais recentes avanços nas áreas de microbiologia e biotecnologia.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS535

O congresso com duração de três dias, contou com 402 participantes, 5 sessões plenárias, 15 apresentações orais por convite, 54 apresentações orais selecionadas, 4 apresentações de empresas, um painel de discussão sobre Desenvolvimento de Carreira e 327 apresentações de pósteres. A cerimónia de abertura contou com a presença do Sr. Reitor Prof. Mário Raposo, do Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, Prof. Miguel Castelo Branco, do Presidente da Faculdade de Ciências, Prof. Paulo Almeida, e dos Presidentes da Sociedade Portuguesa de Microbiologia, Prof. Jorge Pedrosa e Sociedade Portuguesa de Biotecnologia Profª. Raquel Aires-Barros. O evento proporcionou uma plataforma para investigadores colaborarem e trocarem conhecimentos para enfrentar os desafios prementes e explorar novas fronteiras em microbiologia e biotecnologia, apresentando avanços nos nove tópicos do congresso: Microbiologia e Biotecnologia Ambiental; Microbiologia e Biotecnologia Alimentar; Biotecnologia em Saúde; Microbiologia da Saúde; Microbiologia Molecular e Fisiologia Microbiana; Engenharia de Bioprocessos; Tecnologias emergentes; Da Ciência à Sociedade e Centros e Redes de Recursos Biológicos.

A organização recebeu apoio da “Federation of European Microbiological Societies” (FEMS), que disponibilizou 31 bolsas para participação no congresso, além do suporte de 14 outros patrocinadores. Destes, 13 eram empresas que participaram com exposição comercial. Adicionalmente, contou-se com a colaboração de várias entidades locais.

Demonstrando ser um evento de grande sucesso, o Congresso de Microbiologia e Biotecnologia reuniu uma comunidade de especialistas e jovens cientistas, promovendo interações entre os participantes, incentivando a colaboração e oportunidades de networking. Além disso, este congresso foi uma plataforma para jovens investigadores apresentarem e discutirem o seu trabalho, alargarem os seus contactos profissionais, os seus horizontes, serem expostos a investigação e metodologias inovadoras, e até explorarem perspetivas de carreira. Para alguns destes jovens investigadores esta foi a primeira oportunidade de participar fisicamente num evento científico e de estar expostos ao sentido de comunidade científica, também associada a momentos de lazer e convívio como o “Beira Interior de Honra”, o Jantar do Congresso ou os vários almoços e “Coffee breaks”.

O encerramento do congresso, que contou com a presença do Presidente do CICS-UBI, Prof. Taborda Barata, e dos presidentes das Sociedades de Microbiologia e Biotecnologia, ficou marcado por duas distinções especiais: os prémios de carreira Professor Nicolau van Uden, atribuído ao Professor Rogério Tenreiro da Faculdade de ciências da Universidade de Lisboa, e Júlio Maggiolly Novais, concedido ao Professor Joaquim Sampaio Cabral do Instituto Superior Técnico. Além destas homenagens, foram entregues nove prémios para os melhores pósteres apresentados e foi anunciado o vencedor do concurso "Comunicação de ciência em microbiologia", promovido pela SPM. Estes momentos de destaque marcaram de maneira significativa o fecho das atividades do congresso.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.