Dia Mundial do Cancro "A importância da Investigação, prevenção e deteção precoce"

Unidade de investigação   16 de fevereiro de 2024
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS486

No dia mundial do cancro temos de salientar a importância da investigação que transformou muitos cancros em doenças completamente curáveis, mas também tem permitido identificar fatores determinantes à sua prevenção bem como a implementação do rastreio precoce. O fator mais determinante na prevenção do cancro é a adoção de um estilo de vida saudável, nomeadamente:

• Alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais, cereais integrais e alimentos com baixo teor de gordura e redução do consumo de carne vermelha e alimentos processados.

• Manutenção do peso adequado, através de uma dieta saudável e de atividade física regular. O excesso de peso e a obesidade estão associados a um risco acrescido de diversos tipos de cancro, nomeadamente o cancro colorretal, mama, próstata, pâncreas, fígado, ovário e endométrio, entre outros. A atividade física por si só reduz o risco de vários tipos de cancro.

• Evitar comportamentos de risco como fumar ou estar exposto ao fumo, e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

• Evitar exposições ambientais de risco como o sol para prevenir o cancro de pele, ou a exposição a substâncias químicas tóxicas no ambiente, como produtos químicos industriais e pesticidas que podem causar diferentes tipos de cancro.

• Vacinação — alguns tipos de cancro podem ser prevenidos por vacinação como é o caso do cancro do colo do útero, causado pelas infeções recorrentes do vírus do papiloma humano (HPV) e o cancro hepático em muitos casos associado às infeções pelo vírus da hepatite B. Em ambos os casos, a vacinação previne eficazmente as infeções que podem despoletar a doença.

Os rastreios regulares que permitem a deteção precoce de vários tipos de cancro frequentemente marcam a diferença entre sobreviver a um cancro sem sequelas, ou sobreviver a um cancro com a vida a prazo e muitas vezes com um comprometimento da qualidade de vida.

• Destaco a importância vital de efetuar os rastreios como mamografias, colonoscopias, exames de Papanicolau, próstata e todos os outros que sejam indicados pelos médicos.

• Saliento também a importância dos AUTOEXAMES, como o autoexame de mama (também aos homens) e o autoexame de pele, para detetar alterações precoces, e uma atenção generalizada a alterações no vosso corpo como o cansaço, a tosse persistente, alterações do transito intestinal, entre outras.

Como referido, é a investigação científica que permite desenvolvimentos em qualquer destes domínios com benefícios diretos na qualidade de vida. No CICS-UBI, Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, contribui-se diariamente para a luta contra diversos tipos de cancro, com linhas de investigação consolidadas dedicadas ao estudo dos cancros da mama, da próstata, colo do útero, cancro do pulmão, pele e cérebro. Em termos gerais, a nossa investigação foca-se na compreensão dos mecanismos na origem da doença e na identificação de novos tratamentos, nomeadamente, medicamentos de síntese química ou derivados de produtos naturais, terapia génica e micro e nano-dispositivos para atingir os cancros de forma muito seletiva e, portanto, com reduzidos efeitos secundários, e no desenvolvimento de vacinas anti cancro que ajudem a prevenir a doença.

Cecília Alves dos Santos, Unidade de Investigação: CICS-UBI - Centro de Investigação em Ciências da Saúde

in Jornal do Fundão

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.