Programa "Os dias da UBI" 2024

UBI   23 de fevereiro de 2024
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS551

PÓLO I

DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Palestra: De que é feito o Universo?
O que é o Universo? É feito de quê? Como é que sabemos? As respostas a estas questões são descritas de forma recreativa, mas cientificamente correta à luz dos conhecimentos atuais da Física das Partículas Elementares e da Cosmologia.
Duração: 40 minutos
Data: dia 28 de fevereiro - 14h30; dia 29 de fevereiro - 14h30.

Desvendando os Mistérios da Ótica com um simples Apontador Laser
Nesta atividade vamos explorar as propriedades dos lasers e falar das suas aplicações nas telecomunicações, na indústria, na Biomedicina e até nas artes e entretenimento. Para melhor compreendermos o que distingue este tipo especial de fontes emissoras de luz das demais, vamos realizar algumas experiências envolvendo tópicos de ótica, como a polarização, a interferência, a difração, a microscopia e a holografia. Se fores do tipo curioso, algumas experiências poderás mesmo realizar em casa, usando um simples apontador laser e objetos comuns ou recicláveis! Vem descobrir como!
Duração: 40 minutos

Explorando o olho humano
O olho humano é constituído por um conjunto delicado de estruturas que, em conjunto, permitem aferir informações sobre o mundo exterior. Com esta atividade pretende-se observar as estruturas internas e externas do olho humano e descobrir as suas funções.
Duração: 30 minutos

Deteção de radiação – Do átomo ao núcleo
Duração: 20 minutos

Circuitos Eletrónicos
Eletrónica, sensores e telecomunicações Apresentação de várias montagens com circuitos analógicos e digitais. Circuitos com diversos sensores. Circuitos de receção/ emissão de rádio.
Duração: 20 minutos

Atividades Experimentais no Laboratório de Eletromagnetismo
Duração: 20 minutos

Atividades Experimentais no Laboratório de Mecânica
Duração: 20 minutos

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Visitas guiadas aos laboratórios do departamento.
Horário: 14:00 às 17:00 horas

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
O Dia do Departamento de Informática

Visita aos laboratórios e contacto com investigadores.
Workshop em computação
Na atividade proposta, os participantes terão a oportunidade de se familiarizar com o departamento de informática, mergulhando no seu ambiente cotidiano de desenvolvimento e investigação. Após visitar os laboratórios do departamento, eles participarão num workshop em computação, no qual serão apresentados e demonstrados alguns dos conteúdos (como por exemplo, programação ou IA) que fazem parte dos programas oferecidos pelo departamento de informática. Esta atividade oferece uma experiência prática e imersiva, permitindo que os participantes conheçam os recursos e as instalações dos laboratórios de informática. Além disso, ao participar do workshop de computação, eles terão a oportunidade de obter uma visão mais aprofundada dos tópicos que são ensinados no departamento.

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA
Ensaio à rotura de elementos estruturais: dos materiais à segurança das construções

A atividade consiste em ensaios à rotura de elementos estruturais, em que os participantes contactam com a noção de segurança das construções e a sua relação com os materiais e com as técnicas. A experiência é dinâmica, uma vez que são os participantes que conduzem o ensaio, registam as observações e participam numa discussão sobre as mesmas.

Em termos conceptuais o conteúdo da atividade divide-se nos seguintes tópicos: Segurança estrutural; Rotura de elementos estruturais; Comportamento de materiais de construção; Medição e observação experimental e risco.

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROMECÂNICA
Visita ao Laboratório de Automação e Robótica (LITecS - Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Sustentabilidade):

Torneio de FuteBot
Corridas de programação tangível com mBots
Resolução autónoma de labirintos por robôs
Workshop de impressão 3D
Programação de tarefas de manipulação simples no ABB
Tiro ao alvo com o Mbot Ultimate

Visita ao Laboratório de Sistemas Electromecatrónicos:

Demonstração de sistema de carregamento sem fios:
Esta atividade visa introduzir os alunos nos princípios de funcionamento e na demonstração prática de um sistema de carregamento dinâmico de veículos elétricos, em que o carregamento é efetuado com o recetor em movimento.
Produção de energia elétrica através de geradores eletromecânicos:
Esta atividade visa introduzir os alunos nos princípios de funcionamento e na demonstração prática de tecnologias para a produção de energia elétrica com recurso a geradores eletromecânicos.
Ligações série e paralelo em circuitos elétricos:
Esta atividade visa introduzir os alunos nos princípios de funcionamento e na demonstração prática de circuitos elétricos básicos e da influência de ligações série e paralelo no comportamento dos mesmos.

Programação de microprocessadores

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO, FILOSOFIA E POLÍTICA
Perguntas para a Arte
Encontro entre a Filosofia e a Arte através das perguntas dos jovens. Uma pintura, uma peça de música, um documento fílmico são pistas para promover o questionamento, o diálogo e a reflexão sobre o que a arte nos dá a ver, a sonhar, a pensar.
Duração: 45 minutos

A minha voz na rádio
Uma experiência na RUBI (Rádio Universitária da Beira interior) com uma emissão a partir do estúdio onde os alunos experimentam o ser locutores e ouvintes.
Duração: 60 minutos

A minha imagem na televisão
Visita ao estúdio de televisão onde os alunos participam em experiências televisivas, percebendo como funciona um estúdio e uma régie.
Duração: 60 minutos

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Dar à Língua Local
Num mundo globalizado, o teu futuro emprego não tem fronteiras. Prepara-te. Aprende línguas. Nos Dias da UBI esperamos por ti no Laboratório de Línguas (sala 1.02). Estás convidado para 1 hora de “Dar à Língua”, um conjunto de divertidas atividades interativas que vão “desmontar” muitas das ideias pré-concebidas que tens… “Um português e um espanhol entram num café…” E depois, o que pode acontecer? Estereótipos, mal-entendidos, falsos amigos. Tanto por onde correr mal, se não souberes LÍNGUAS! Inscreve-te. Esperamos por ti!
Duração: 60 minutos

DEPARTAMENTO DE ARTES
Atelier de Projecto em Design Industrial
Participa num grupo de projecto constituído por alunos do 2º ano da Licenciatura em Design Industrial.
Nesta sessão vamos discutir ideias para a concepção de mobiliário num espaço mínimo, num contentor de 6 metros, com 5 temas específicos: exploração científica, posto médico, ecoturismo, coworking e abrigo de emergência para uma família.
Duração: 60 minutos
Data: 28 de fevereiro, 10h00

De Sol a Sol
O processo de trabalho de uma equipa de cinema
Fazer um filme não se resume ao momento das filmagens nem é um trabalho individual. Requer muito trabalho de pesquisa, planeamento e preparação, bem como de pós-produção, ou seja, depois da filmagem. É também necessária uma equipa na qual cada membro assume uma função essencial para o resultado final. Nesta atividade vamos conhecer o processo de produção e realização do filme “De Sol a Sol”, pela voz da equipa.
Duração: 60 minutos
Data: 28 de fevereiro, 14h30

Tipos giros!
Tipografia experimental e design autoral.
Nesta atividade vamos apresentar o conceito de tipografia e de tipografia experimental no contexto do projeto de Design Multimédia. Vamos também pôr “mãos ao tipo” e convidamos-te a criar tipos de letra que se querem “giros” e que te representem enquanto autor.
Duração: 60 minutos
Data: 29 de fevereiro, 11h00

Customizando acessórios
A customização de acessórios visa permitir a vivência da atividade criativa e do espaço de produção em Moda a partir da manipulação de pequenas peças de adorno com materiais alternativos, novos e de upcycling, explorando multiplas possibilidades estéticas.
Duração: 40 minutos
Data: 29 de fevereiro, 14h00
Local: Antiga Tipografia

BIBLIOTECA
Oficina Democracia: Modo de Emprego
Democracia, política, Estado, autoritarismo, justiça, iliberalismo, Constituição ou solidariedade social são apenas alguns dos conceitos que serão objeto de reflexão e análise. Utilizando uma metodologia interativa, de inspiração socrática, a oficina Democracia: Modo de Emprego foi desenhada para ser um espaço aberto à colaboração ativa dos participantes, à integração dos saberes dos intervenientes e, partindo do patamar de conhecimento de cada interlocutor e de cada grupo de trabalho, à qualificação da competência democrática de cada jovem cidadão envolvido.
A sessão de trabalho, que tenta responder ao imperativo atual de educar para a vida democrática, tem a ambição de esclarecer conceitos básicos do universo político, de alertar para a necessidade da participação democrática, de consciencializar para a relevância de um espaço público vitalizado e, por fim, dar visibilidade aos processos responsáveis pela produção de políticas públicas num Estado democrático de direito.

28/02 - 2 sessões de tarde: 14:30h - 15:30h / 16h - 17h
29/02 - 2 sessões de tarde: 14:30h - 15:30h / 16h - 17h

MUSEU DE LANIFÍCIOS
Visitas Guiadas - Da Manufatura à Industrialização
10h30 / 14h30
(Duração: 1h45 / Grupos 6 participantes a 30 participantes*)

O Museu de Lanifícios, instituído em 1989, tem por missão a salvaguarda do património associado a uma das mais antigas indústrias humanas, num território que, tendo por matriz a Serra da Estrela e centro histórico a Covilhã, cedo se abriu aos contactos internacionais. Nesta visita guiada pretendemos que, através da singularidade, autenticidade e exemplaridade dos testemunhos nele preservados, fique a conhecer melhor uma das mais antigas indústrias, a de lanifícios, que começou por se afirmar como um puro ato de sobrevivência da espécie humana e foi assumindo, ao longo dos tempos, uma crescente qualidade e expressão artística, que têm acompanhado o desenvolvimento das nossas sociedades até ao presente.

Obs: A visita inicia na Real Fábrica de Panos, prosseguindo, posteriormente, pelo campus universitário até à Real Fábrica Veiga, num percurso pedonal de cerca de 300m.

Oficina Têxtil "Feltrar a Lã"
10h30
(Duração: 1h30 / Grupos de 6 a 25 participantes)

A feltragem é uma atividade ancestral que continua nos dias de hoje a desafiar artistas e artesãos a moldar a matéria-prima lã. Desafia-nos também cada vez que lavamos uma camisola em lã! A capacidade de feltrar é uma característica de algumas lãs e resulta da morfologia da superfície das fibras. É que as fibras de lã apresentam escamas na sua superfície, que impedem as fibras de deslizar livremente umas sobre as outras. No museu poderão ver uma máquina, o batano, onde os tecidos, através da pressão e do calor, sofrem um processo de feltragem tornando-os mais espessos e fortes. Antigamente, chamava-se a este processo “enfortir” o tecido.

Nesta oficina, recorrendo à técnica de água e sabão, os participantes vão produzir um feltro, observando o efeito direcional da fricção entre fibras. Ao controlarem o fenómeno de feltragem, aprendem também a evitar o encolhimento indesejado durante a lavagem das peças de lã. No final, levarão para casa o objeto em feltro que produziram.

Obs: A Oficina Têxtil situa-se no núcleo da Real Fábrica Veiga, sede do Museu de Lanifícios.

Ribeira da Goldra - Percurso pela Covilhã cidade-fábrica
14h30
(Distância: 2,5 km / Duração: 2h30 / Dificuldade: Fácil / Grupos de 6 a 30 participantes )

Uma viagem pelo património histórico-industrial da Ribeira da Goldra, conhecida como a Ribeira dos Pisões, que inicia no Arquivo Histórico / Centro de Documentação, situado na Real Fábrica Veiga, onde teremos a oportunidade de conhecer o fundo documental da Empresa Transformadora de Lã, antiga fábrica onde atualmente está instalada a Faculdade de Engenharia. Posteriormente, iremos percorrer as margens e imediações da Ribeira da Goldra onde, para além das fábricas reais setecentistas, hoje núcleos do Museu de Lanifícios, dá-se a conhecer um vasto património industrial que inclui vários edifícios fabris, muitos deles integrantes do campus da UBI, estendedouros e râmolas de sol, chaminés e maquinismos, bairros operários e outras infraestruturas, como tanques e levadas.

Obs: Não adaptado a pessoas com mobilidade reduzida. Realização dependente das condições climatéricas previstas para o dia.

CENTRO DE ÓPTICA
O Centro de Óptica da UBI, através do seu Gabinete de Divulgação de Óptica (GabDivO), vai promover atividades relacionadas com a perceção da luz e da cor. Vão ser realizados testes à visão das cores, experiências de laboratório (sobre cor, interferência e difração) e jogos no âmbito da perceção visual.

Duração: 1-2h.

PÓLO III

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
(Av. Infante D. Henrique, junto ao Centro Hospitalar da Cova da Beira)

O papel dos biomateriais na medicina regenerativa
Apresentação do processo de fabrico de alguns biomateriais.
Duração: 30 minutos

Explorando o olho humano
O olho humano é constituído por um conjunto delicado de estruturas que, em conjunto, permitem aferir informações sobre o mundo exterior. Com esta atividade pretende-se observar as estruturas internas e externas do olho humano e descobrir as suas funções.
Duração: 30 minutos

Cientista, Biomédico e Médico!
Numa aventura pela FCS, os participantes irão descobrir vários laboratórios onde podem vestir a pele de cientistas, de biomédicos e de médicos. Tudo pode acontecer, desde ver uma célula, um órgão, etc….
Duração - 1,5 hora
Horário: 9h30- 10h45 | 11h00 - 12h30 | 14h00- 15h30 | 15h45 - 17h00

Genoma Humano
Genoma Humano! É mesmo humano?
Duração: 30 minutos

PÓLO IV

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
(Estrada do Sineiro, antiga Fábrica Ernesto Cruz)

Explorar o funcionamento da atenção visual
Os participantes participarão numa experiência com recurso a equipamento de eye-tracking para melhor compreenderem como pode ser analisada a atenção visual e como é possível influenciar às empresas determinarem ao que os consumidores dão atenção. Para o efeito serão usados estímulos diversos que serão apresentados aos participantes, registando-se o movimento ocular. Após a experiência os participantes respondem a um pequeno questionário sobre o que viram, cujas respostas serão comparadas com os resultados do comportamento visual.
Duração: de 30 a 60 minutos

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO
Explorar a ciência e a tecnologia no desporto
Será que a ciência pode ajudar os praticantes de exercício físico a serem melhores? E os desportistas a tornarem-se campeões? Os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes instrumentos de avaliação no âmbito do Desporto, Exercício e saúde, verificando os outputs obtidos. Poderão assim conhecer e experimentar alguns procedimentos utilizados para a avaliação de desportistas, verificar os próprios resultados, e perceber como se ajudam os praticantes a melhorar o seu rendimento.
Duração: 30 a 60 minutos

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.