Investigadores do CICS-UBI participam no projeto europeu Yscript

Unidade de investigação   23 de fevereiro de 2024
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS312

A investigação realizada no Centro de Investigação em Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), particularmente no grupo de investigação de “Biofármacos e Biomateriais”, permitiu a sua integração numa rede europeia para o desenvolvimento do projeto “Yscript” (www.yscript.eu).

Este projeto, Yscript – “Yeast cell factory for mRNA bioproduction”, obteve aprovação e financiamento europeu, e tem como principal objetivo o desenvolvimento de processos biotecnológicos sustentáveis para a produção de RNA mensageiro (mRNA), que pode atuar como um medicamento biológico. Recentemente, e num contexto de pandemia, as vacinas de mRNA demonstraram uma eficácia notável na luta contra a COVID-19. Embora, a investigação nesta área já estivesse em curso, o interesse aumentou significativamente após este caso de sucesso, ampliando as possibilidades de aplicação do RNA para um leque maior de doenças. No entanto, a tecnologia atualmente disponível para produção de mRNA depende de processos complexos e dispendiosos que limitam a sua distribuição e aplicação abrangente. O projeto Yscript pretende ultrapassar estes desafios com a implementação de um processo inovador, com recurso a leveduras, a fim de aumentar os níveis de produção, de forma mais simples e com menores custos.

A produção biológica de mRNA pode trazer várias vantagens, não só em termos de segurança, mas também de eficácia do RNA. De facto, as leveduras são já utilizadas em diversos processos industriais para a obtenção de produtos nas áreas alimentar e farmacêutica, contudo a aplicação para produção de mRNA é totalmente inovadora. Para além disso, o projeto visa igualmente estabelecer tecnologias altamente eficientes na preparação do mRNA, garantindo elevada pureza e qualidade, e assegurando a sua eficácia terapêutica. É particularmente nesta tarefa que a equipa da UBI participa, tirando partido da experiência e conhecimentos adquiridos nos últimos anos. Toda a equipa Yscript está focada no desenvolvimento de uma plataforma mais económica para a preparação de mRNA, com aplicação em futuros surtos de infeção, mas também para expandir a tecnologia para a produção de outros RNAs utilizados no tratamento do cancro e de doenças crónicas, que têm vindo a aumentar devido ao envelhecimento da população. Assim, o projeto terá um impacto positivo não só na saúde, mas também na economia e na sociedade.

Fani Sousa é a investigadora responsável do projeto Yscript na UBI, sendo que o projeto é liderado por França e reúne investigadores de oito Instituições, entre Universidades e Indústria, de diferentes países, nomeadamente Portugal, França, Polónia, Eslovénia e Alemanha. Esta interação permite definitivamente o fortalecimento das colaborações nacionais e internacionais, a captação de financiamento, a fixação de investigadores, a projeção de novas ideias e o progresso do conhecimento nas áreas de ação do grupo de investigação de Biofármacos e Biomateriais do CICS-UBI.

Fani Sousa, Investigadora Responsável do Projeto Yscript na UBI
Grupo de Investigação de Biofármacos e Biomateriais do CICS-UBI