Iniciação à Educação Médica

Faculdade   26 de fevereiro de 2024
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS045

A Faculdade de Ciências da Saúde, através do Gabinete de Ensino e Metodologias de Avaliação em Ciências da Saúde (GEMA-CS) promoveu a ação de formação "Iniciação à Educação Médica", no passado dia 22 de fevereiro. Estiveram presentes 13 participantes incluindo estudantes finalistas do Mestrado Integrado em Medicina, médicos de formação geral e de formação específica e docentes recentes da FCS. A sessão contou com participação ativa dos participantes.

Esta formação contribui para melhorar as competências pedagógicas dos atuais e futuros colaboradores para um ensino centrado no aluno, tornando a aprendizagem mais eficaz e diferenciadora na FCS. Os temas abordados incluíram as características do ensino baseado em competências, assim como os objetivos de aprendizagem, a organização curricular, as metodologias pedagógicas, o papel do professor e do aluno na aprendizagem ativa, recursos para a aprendizagem, as metodologias de avaliação, avaliação e feedback. A formação teve uma âmbito mais geral, e outras formações decorrerão em breve, mas com um âmbito mais específico nestas diferentes áreas da Educação Médica.