DGS Reconhece o Pioneirismo do Serviço de Nutrição do CHUCB

Geral   24 de janeiro de 2019

Percursor na área da atividade física promovida em ambiente hospitalar, o Serviço de Nutrição e Atividade Física (SNAF) do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), liderado pelo médico José Luís Themudo Barata é há mais de 15 anos, um caso de sucesso, único e inédito no país, pela forma como este serviço encara a prescrição da atividade física como parte integral do processo terapêutico.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS065

Em reconhecimento pelo pioneirismo deste serviço do CHUCB, e no âmbito da realização de uma Sessão de Apresentação do Relatório Anual (2018) do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), a acontecer já no próximo dia 24 de janeiro 2019, nos Paços do Concelho de Lisboa, a Direção Geral de Saúde (DGS) irá proceder ao lançamento oficial do referido serviço enquanto Projeto-Piloto para a promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde.

Para a DGS a inovação e boas práticas apresentadas pelo SNAF do CHUCB é tal, que através do PNPAF propõe-se lançar mais projetos-piloto como este, dispersos por outras unidades de saúde do país, mas usando este como referência nacional.

Recorde-se que o Diretor do SNAF do CHUCB e docente Universitário com doutoramento em "Atividade Física na Obesidade" e especialização em Medicina Interna e Medicina Desportiva, professa há vários anos nas suas consultas e nos vários programas de educação para a saúde que implementa, dos quais se destaca o reconhecido Programa “Peso Saudável” a chamada "medicina do estilo de vida", na qual salienta a importância do exercício físico na prevenção e controlo da doença, e segundo o qual “Não basta ter uma consulta, para mudar hábitos alimentares, é preciso pôr as pessoas a praticar atividade física.”

Themudo Barata é também elemento integrante da equipa vencedora do Prémio Ernesto Roma 2014-2015, galardão atribuído ao “Programa Diabetes em Movimento”, pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e destinado a incentivar a investigação em todos os campos da diabetologia. O Programa Diabetes em Movimento é um programa de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, de índole e intervenção comunitária, desenvolvido e testado na cidade da Covilhã, numa parceria entre o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Câmara Municipal da Covilhã.

[Mais info]