Calendário escolar alterado devido à pandemia

UBI   28 de janeiro de 2021

Em reunião convocada de urgência após a publicação, na passada-sexta-feira, dia 22, do Decreto n.º 3-C/2021, o Senado discutiu e aprovou um novo calendário escolar.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS075

A Comissão Científica do Senado da Universidade da Beira Interior (UBI) decidiu, na reunião de 25 de janeiro, que o 2.º Semestre letivo tenha início no dia 22 de fevereiro e termine no dia 4 de junho. Na mesma ocasião ficaram fixadas as regras de funcionamento dos exames, perante a necessidade de adaptação ao Estado de Emergência que vigora atualmente em Portugal.

As decisões apontam para que os exames de Época Normal decorram de forma não presencial nas Unidades Curriculares em que os docentes considerem que é possível efetuar a avaliação dessa forma. As datas definidas são de 1 a 6 de fevereiro para os estudantes do 1.º ano dos cursos de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado e de 8 a 13 de fevereiro, para os alunos de 2.º ano e seguintes. Nos casos em que seja necessário realizar exames presenciais, tal como prevê o Decreto, as avaliações podem decorrer nos mesmos períodos ou serem agendadas para dias posteriores. Para esse efeito, foram criadas seis datas adicionais, em sábados, dos meses de março e abril.

O Senado decidiu ainda que todos os estudantes terão acesso automático aos exames de Época Especial que decorrerão no mês de julho, sendo eliminadas as Épocas de Recurso. Desta forma, os estudantes continuam a ter três oportunidades para obter aprovação ou melhorar as classificações.

Estas adaptações do calendário e do modelo de exames estão de acordo com a recomendação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que propôs às instituições de Ensino Superior que “no âmbito da sua autonomia de gestão, pedagógica e científica adequem os procedimentos de mitigação de risco de contágio por COVID-19”.

O novo calendário está disponível no site dos Serviços Académicos da UBI.