Docente da UBI retratada no livro "Mulheres na Ciência"

Ensino Superior   12 de março de 2021

Apresentação da obra decorreu esta segunda- feira, 8 de março, via online.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS182

Liliana Bernardino, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), integra a seleção da nova edição do livro “Mulheres na Ciência”. O trabalho que conta com a também investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde é uma iniciativa promovida pela Ciência Viva e pelo Pavilhão do Conhecimento.

O livro, apresentado esta segunda-feira, 8 de março, via online, reúne uma centena de retratos de mulheres cientistas.

“Quem são as nossas investigadoras? Em que trabalham? Como foram motivadas e como podem inspirar jovens nas suas escolhas profissionais? ‘Mulheres na Ciência’ é uma homenagem às mulheres cientistas portuguesas. Portugal é um dos países da Europa onde é maior a percentagem de mulheres que se dedicam à investigação e esse facto não é estranho aos excelentes resultados que a ciência e a tecnologia têm alcançado em Portugal nas últimas duas décadas, com muitas investigadoras portuguesas a merecerem altas distinções internacionais. Segundo o relatório Diagnóstico do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (2013), ‘Portugal, em termos da distribuição por género do pessoal investigador na população ativa, revela uma presença feminina (0,88%) acima da média comunitária (0,76%)’. Em Portugal, 46% dos investigadores são mulheres. Apesar desta situação, há ainda caminho a percorrer para que o talento de todas as jovens portuguesas que aspiram a dedicar-se profissionalmente a estas áreas possa ser aproveitado e premiado. Desejamos que a motivação destas Mulheres na Ciência possa inspirar jovens a seguir a sua vocação e inspirar-nos a todos a investir num mundo melhor”, pode ler-se no resumo do livro.

in urbietorbi