CACB e UpHill estabelecem parceria para melhorar os cuidados de saúde

Geral   25 de fevereiro de 2022

Parceria entre a startup e o consórcio pretende disseminar conhecimento científico que se traduza na melhoria dos cuidados de saúde. Demências e envelhecimento saudável, diabetes e doenças cerebrovasculares são algumas das áreas clínicas em foco. O protocolo foi assinado a 11 de fevereiro, no Dia Mundial do Doente

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS290

A UpHill, tecnológica que desenvolve conteúdo e software médico, e o Centro Académico Clínico das Beiras (CACB), consórcio que junta diversas instituições de saúde e de ensino superior da região interior centro1, estabeleceram uma parceria para disseminar conhecimento científico que se traduza na melhoria dos cuidados de saúde.

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o trabalho conjunto das duas entidades vai incidir em áreas clínicas prioritárias, tendo em conta a prevalência na população portuguesa, nomeadamente o envelhecimento saudável, e algumas das situações crónicas com mais impacto na atualidade como a demência, a diabetes, doenças cerebrovasculares, neoplásicas e pulmonares.

A parceria entre as duas instituições visa reforçar o ensino pré e pós-graduado com conteúdos que combatam a fragmentação dos cuidados - um problema amplamente discutido no setor da saúde. “Se equipararmos o percurso dos doentes, ao longo de um ciclo de cuidados, a uma viagem, a fragmentação é o “pára-arranca” que caracteriza o trânsito nas cidades, à hora de ponta”, exemplifica Luís Patrão, médico e Head of Partnerships da UpHill.

Quando vários médicos e outros profissionais de saúde, em diferentes serviços, desde os cuidados de saúde primários às urgências hospitalares, assistem o mesmo doente, sem que exista uma visão partilhada sobre o seu estado cínico, o risco de descontinuidade é muito elevado. A fragmentação da jornada do doente reflete-se, diariamente, em registos clínicos com informações incompletas sobre o doente, na duplicação de exames de diagnóstico, e no aumento do período de tempo que decorre entre o diagnóstico e o início do tratamento, dimensões com consequências que podem ser graves para a resolução da doença.

Tendo por base a identificação do problema anteriormente descrito e a convergência de visões no que diz respeito à qualidade da saúde, a UpHill e o CACB pretendem desenvolver, disponibilizar e manter atualizado conteúdo clínico que suporte os profissionais de saúde na gestão da jornada dos doentes, ou seja, na otimização do seu percurso ao longo do ciclo de cuidados, entre várias instituições, tendo por base a melhor evidência científica. O objetivo último é garantir a otimização dos cuidados de saúde em equipa e em rede, através da utilização de ferramentas digitais.

“Consideramos que as sinergias geradas através desta parceria serão de um enorme valor acrescentado para a comunidade científica e médica em Portugal, tendo em conta o conhecimento acumulado na área do desenho, implementação e validação das jornadas do doente em metodologias inovadoras, nomeadamente através da simulação”, conclui Luís Patrão.

Miguel Castelo-Branco, Presidente do Conselho Diretivo do Centro Académico Clínico das Beiras e da Faculdade de Ciência da Saúde da Universidade da Beira Interior, assinala a importância do projeto: “A parceria entre o CACB e a UpHill é absolutamente estratégica para o desenvolvimento de soluções que melhorem o conhecimento e a interação entre várias instituições de saúde, visando assegurar um melhor continuum de cuidados centrados no doente”

A parceria agora estabelecida reforça as sinergias já existentes entre as duas entidades. Recorde-se que a UpHill foi fundada em 2015, enquanto spin-off da Universidade da Beira Interior, e, atualmente, ambas integram um projeto de Investigação & Desenvolvimento, cofinanciado com um milhão de euros, no âmbito dos incentivos à IDT +CO3SO do Portugal 2020.

in Diário Digital