Fani Sousa, investigadora do CICS-UBI com projeto europeu

Unidade de investigação   12 de maio de 2022
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS312

A investigadora do CICS-UBI e docente da FCS-UBI, Fani Sousa, participa em projeto do Horizonte Europa que visa o desenvolvimento de novos processos de produção de RNA e aplicação na terapêutica de novas doenças. A participação no projeto eleva a qualidade da investigação da UBI, além do financiamento e da integração de novos investigadores na equipa do CICS-UBI. “A interação e colaboração próxima com outras instituições internacionais traz novas oportunidades de ampliação de conhecimentos, troca de experiências, intercâmbio e desenvolvimento de projetos futuros”, salienta Fani Sousa, que tem colaboração efetiva com três das instituições do consórcio. “A participação de outras instituições de investigação e empresas permite a ampliação da rede de contactos, que se traduzirá no reconhecimento internacional desta área de investigação do CICS-UBI” conclui.

Com a participação do CICS-UBI, o consórcio contará com o trabalho que tem sido desenvolvido, nomeadamente no grupo de Biofármacos e Biomateriais, onde se faz investigação na área da produção e purificação de biofármacos, nomeadamente DNA e RNA. “A experiência adquirida ao longo dos anos será essencial para o desenvolvimento da tarefa dedicada à purificação de mRNA, estando previsto o estudo de tecnologias altamente específicas e eficazes para a obtenção do mRNA de interesse, com pureza, integridade e atividade adequada à aplicação biológica”, salienta Fani Sousa.

Sobre o Projecto:

A Universidade da Beira Interior (UBI) integra um consórcio internacional criado para permitir a utilização de mRNA no tratamento de várias doenças. O projeto “Yscript - Yeast cell factory for mRNA bioproduction” envolve a UBI, através do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, e instituições de cinco países para desenvolver um novo modelo de produção e de aplicação desta molécula que, nos últimos anos, mudou o paradigma da luta contra a COVID-19, ao nível do desenvolvimento de vacinas.

Atualmente é considerada para uma vasta gama de aplicações terapêuticas, mas a tecnologia disponível para o fabrico de mRNA depende de um processo complexo e dispendioso, que limita a sua ampla produção, distribuição e aplicação. O consórcio Yscript visa estabelecer um processo específico de bioprodução em leveduras para desenvolver novas terapêuticas de inúmeras doenças.

“Com a concretização do projeto Yscript pretende-se estabelecer uma plataforma integrada de produção e purificação de mRNA em larga-escala. Os métodos que serão criados pretendem tornar o processo global mais robusto, sustentável e economicamente viável. A plataforma a desenhar será ajustável à produção de qualquer mRNA de interesse, independentemente da aplicação terapêutica”, explica Fani Sousa, responsável pela investigação na UBI.

O sucesso do Yscript tem o potencial de fornecer uma tecnologia mais económica para a obtenção de mRNA com potencial aplicação em futuros surtos de infeção, mas também para expandir a tecnologia para o tratamento de doenças crónicas, que têm vindo a aumentar devido ao envelhecimento da população. “Assim, o projeto terá um impacto positivo não só na saúde, mas também na economia e na sociedade”, acrescenta a investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI).

O Yscript - Yeast cell factory for mRNA bioproduction é financiado pelo European Innovation Council (EIC Pathfinder), no âmbito do programa Horizonte Europa, tendo conseguido um apoio de 3,4 milhões de euros. O consórcio reúne investigadores de oito instituições parceiras, nomeadamente CNRS (França), INRAE (França), UAVR (Portugal), UBI (Portugal), TRON gGmbH (Alemanha), EURICE (Alemanha), IBCH PAS (Polónia), BIASEP (Eslovénia).

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.