Núcleo ACT-ING

1. A criação do ACT-ING FCS/UBI foi aprovada em reunião de Conselho Científico da FCS, como estrutura de apoio à FCS, de acordo com o artigo 15º do Regulamento das Faculdades da UBI.

2. O ACT-ING tem como missão principal apoiar a FCS/UBI:

a) no desenvolvimento de abordagens integradas de ensino pré- e pós-graduado, bem como para a comunidade em geral, com vista à promoção da saúde na velhice e ao longo de todas as fases da vida, nas suas diferentes vertentes;
b) na integração o mais completa possível de abordagens de ensino, monitorização da comunidade e investigação em áreas ligadas à saúde e à promoção da saúde.

3. O ACT-ING tem, como principais objectivos:

a) desenvolver estratégias de monitorização da saúde da comunidade / das comunidades;
b) organizar, tratar e divulgar os dados adquiridos e desenvolver processos de melhoria e de intervenção na comunidade em colaboração com as autoridades civis e de saúde locais, regionais e até, em certos casos, mesmo nacionais;
c) incidir particularmente na saúde e nas comunidades com elementos com mais de 65 anos, tentando desenvolver o seu perfil social, de actividade física e de capacidades cognitivas em hábitos de vida saudáveis e no desenvolvimento pessoal
d) fomentar a organização social dos doentes por grupos e a sua interacção com o corpo clínico e estudantil da FCS, de forma a melhorar a qualidade de vida dos doentes com o apoio em grupo , orientado por professores e alunos da FCS e em simultâneo criar a noção de apoio clinico extra curricular nos alunos e promover a intergeracionalidade entre estudantes e comunidade
e) colaborar com outras estruturas internas e externas à FCS e UBI em geral, para criação de sinergias e optimização de estratégias para atingir os objectivos propostos e desenvolver projectos de investigação.

Contactos:
Profª Doutora Assunção Vaz Patto
Coordenadora
mariavazpato@gmail.com

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.