Biotério

O centro de investigação de animais do CICS-UBI foi criado em 2009 para apoiar a investigação realizada no Centro e o treino académico de estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde. A instalação ocupa uma área de 340m2 e compreende uma área de reprodução e uma zona de experimentação. Na área de reprodução são mantidas várias colónias de roedores (Wistar, Sprague Dawley, ICR-CD-1 e C57BL / 6J), até ao seu uso na investigação ou ensino. A instalação animal também mantém colónias de animais geneticamente modificados. A zona experimental é dedicada a todos os procedimentos experimentais e inclui salas de habitação para ratos e ratinhos, uma sala de cirurgia e uma área dedicada a estudos comportamentais. A sala de cirurgia é equipada com um sistema para a administração de anestésicos voláteis, um microscópio cirúrgico, um doppler para avaliar mudanças na circulação sanguínea, aparelhos estereotáxicos, cauterizantes, equipamentos para esterilização rápida de ferramentas cirúrgicas e outros equipamentos cirúrgicos básicos. A sala de comportamento possui um sistema Phenomaster, que permite a caracterização comportamental de animais e sistemas Rotarod para avaliação de funções motoras. A instalação de animais também possui uma sala de quarentena e uma sala de lavagem, preparação e esterilização para todos os materiais e equipamentos.

A equipe de gestão do biotério inclui professores, investigadores, técnicos e uma veterinária.
Todas as manipulações e procedimentos de animais são realizados em conformidade com as normas europeias e nacionais para garantir a saúde e o bem-estar de todos os animais utilizados no ensino e na investigação.

Contactos:
Profª. Doutora Graça Baltazar
Coordenadora

comissaobioterio@fcsaude.ubi.pt
275 329 003 :: 5132

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.