A farmacovigilância de acordo com a OMS é o conjunto de atividades para a deteção, registro e avaliação de reações adversas a medicamentos, a fim de determinar a incidência, gravidade e vínculo causal com os medicamentos, com base no estudo sistemático e multidisciplinar dos efeitos dos medicamentos. Em Portugal, toda a monitorização da farmacovigilância é da responsabilidade do Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF), que consiste em sete Unidades Regionais de Farmacovigilância (URF) e é coordenado pela INFARMED.
É neste contexto que a Unidade Regional de Farmacovigilância da Beira Interior (URFBI) surge como resultado da decisão do INFARMED de descentralizar os centros de farmacovigilância existentes. A URFBI responderá às unidades de saúde de 49 municípios pertencentes aos distritos Guarda, Viseu e Castelo Branco, correspondendo a uma população de 735 mil pessoas e cerca de 8 mil profissionais de saúde.
A URFBI está sediada na Faculdade de Ciências da Saúde, seguindo outro desafio que este Colégio decidiu compreender, mostrando a sua dinâmica e intenção de se apresentar como referência.
Ana Paula Duarte - Coordenadora da URFBI
Contactos:
Profª Doutora Ana Paula Duarte
Coordenadora
Tel: 275329070
ufarmabi@fcsaude.ubi.pt