A simulação tem um papel fundamental no treino dos médicos, em geral, e é essencial aos cirurgiões, quer na formação dos internos, quer ao aperfeiçoamento técnico dos especialistas.
Os objetivos do Laboratório de Gestos Cirúrgicos (LGC), a longo prazo, são fornecer um conjunto de possibilidades para treino de técnicas de todas as especialidades cirúrgicas, com relevância para os cursos pós-graduação.
O LGC conta com material que permite vários tipos de simulação:
. Virtual - Simbionix LAP Mentor II System, apetrechado com: skills de laparoscopia básicos (nove tarefas básicas e dois módulos de suturas); colecistectomia (seis doentes com diferenças anatómicas, nomeadamente 18 com alterações do cístico e da artéria cística); hérnia incisional; bypass gástrico; salpingectomia e salpingotomia; e sigmoidectomia. Pode registar e memorizar estatísticas de análise de desempenho de cada utilizador, o que permite controlar a evolução da aprendizagem;
. Endotrainers com boa definição;
. Cursos pós-graduação, essencialmente práticos, em peças humanas conservadas e animais de pequeno e médio porte (por exemplo, ratos ou porcos), onde têm preponderância as técnicas minimamente invasivas e microcirúrgicas.