Licenciatura em Ciências Biomédicas

A licenciatura em Ciências Biomédicas, ministrada pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), foi criada em 2005. Sendo as Ciências Biomédicas uma área de grande relevância e em grande expansão, esta licenciatura foi criada com o objetivo de oferecer uma formação multidisciplinar sólida e inovadora, onde os princípios da Física e os métodos da Engenharia se conjugam e se aplicam na resolução de problemas das Ciências da Vida e, em particular, da Medicina. A UBI pretende que os licenciados em Ciências Biomédicas adquiram competências para desempenharem a sua atividade profissional ao nível das Ciências da Saúde, em meio laboratorial e empresarial, dando apoio à prática médica, assim como, apoiando atividades de investigação e de desenvolvimento.

A estrutura curricular da licenciatura em Ciências Biomédicas contempla 3 anos letivos. O primeiro e o segundo ano do curso conferem uma formação básica em Biologia, Matemática, Física, Química e Engenharia. No terceiro ano, os alunos têm a oportunidade de escolher unidades curriculares mais especializadas, que estejam de acordo com os seus interesses e ambições. Têm também a oportunidade de realizar atividades práticas multidisciplinares (laboratoriais, de simulação e/ou de transferência de conhecimento) na unidade curricular de Seminário, as quais fomentam a interação científica e tecnológica entre as várias áreas do conhecimento. Através de um programa inovador de Competências Práticas, os alunos desenvolvem a capacidade de executar autonomamente técnicas laboratoriais fundamentais e transversais às várias áreas científicas do curso (e.g., utilização de micropipetas, do microscópio ótico, de fontes de sinal e de um osciloscópio, entre outras). Ao longo do curso, os alunos devem ser capazes de interpretar e relacionar conceitos fundamentais de base das várias áreas científicas do curso, e posteriormente ter a capacidade de os aplicar em contexto científico e tecnológico.

O corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados em várias áreas de formação, apresentando uma atividade científica, tecnológica e pedagógica de elevada qualidade. A grande proximidade entre os docentes e discentes, fundamentada em relações inter-pessoais estreitas, é outra grande mais-valia deste curso. Um número significativo de professores afetos ao ciclo de estudos colabora num número significativo de atividades de divulgação científica e transferência de conhecimento, considerada essencial para a formação dos estudantes.

Segundo o relatório da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) na sua visita em 2017:

“A Licenciatura em Ciências Biomédicas da UBI possui um currículo multidisciplinar com características únicas no país abrangendo conhecimentos na área da Biomedicina, Física e Bioengenharia.”

“O ambiente de ensino-aprendizagem é bom aproveitando a excelente relação entre o corpo docente jovem e dinâmico e os estudantes, bem como o ambiente da sociedade civil criado em torno da atividade universitária.”

“A sustentabilidade do curso tem sido garantida através da atração de um número considerável de candidatos, do seu desempenho académico e da excelente taxa de empregabilidade.”

“Além de ser jovem e bem qualificado, grande parte do corpo docente é experiente nas suas áreas de interesse.”

“Os resultados da atividade científica e tecnológica de alguns dos docentes são fortes numa ampla variedade de assuntos. A capacidade científica real do corpo docente garante que o ciclo de estudo acompanha o avanço do estado da arte, tanto em termos de instalações e instrumentação, como na evolução do conhecimento.”

Objetivos Gerais

- Oferecer uma formação interdisciplinar de excelência que integre e aplique os princípios básicos da Física, Química, Biologia e métodos de Engenharia na compreensão e resolução de questões atuais no âmbito da Saúde.
- Dotar os licenciados com competências nas áreas das ciências e tecnologias biomédicas, que lhes permitam a inserção no mercado de trabalho ou o ingresso num 2º ciclo de estudos em Ciências Biomédicas ou áreas afins.
- Formar profissionais aptos a integrar equipas multidisciplinares, capazes de fazer a interface entre a Biomedicina, a Física, a Química e a Engenharia.

Competências:

Competências Gerais

- Compreender e aplicar conhecimentos das áreas da Biologia, Química, Física e Engenharia na resolução de problemas científicos e tecnológicos.
- Conhecer os fundamentos da investigação científica em Ciências Biomédicas e interpretar a informação daí resultante.
- Ser capaz de procurar informação adequada e atualizada nas áreas científicas e tecnológicas.
- Executar e compreender protocolos experimentais.
- Redigir, interpretar e apresentar resultados experimentais.
- Desenvolver e demonstrar pensamento crítico.
- Conhecer e aplicar os princípios éticos inerentes à sua formação e atividade.
- Agir com elevado grau de autonomia, rigor e de respeito pelos pares.
- Estabelecer relações interpessoais e trabalhar numa equipa multidisciplinar.
- Ser capaz de se adaptar a novas situações pessoais e socio-culturais.
- Desenvolver competências de gestão na organização e planificação de tarefas, de liderança e espírito empreendedor.

Competências específicas em investigação e desenvolvimento em contexto académico, empresarial e clínico

- Integrar equipas multidisciplinares envolvidas em projetos de investigação básica e translacional, de desenvolvimento tecnológico e consultadoria.
- Aplicar os conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia adquiridos no contexto dos sistemas locomotor, cardio-circulatório, respiratório, endócrino, nervoso, imunitário, digestivo, urinário e reprodutor na resolução de problemas práticos.
- Participar em atividades de investigação científica e executar técnicas laboratoriais fundamentais para as Ciências Biomédicas.
- Manipular amostras biológicas de origens diversas e produtos químicos de acordo com as regras de segurança e boas práticas laboratoriais, mostrando respeito por si, pelos outros e pelo ambiente.
- Interpretar documentos científicos nas principais áreas científicas da licenciatura.
- Participar em processos de selecção, aquisição, monitorização e manutenção de equipamentos de diagnóstico e terapêutica.
- Usar componentes eletrónicos e compreender a sua aplicação em biomedicina.
- Compreender o modo de funcionamento de equipamentos biomédicos e usar instrumentação médica.
- Ser capaz de usar e desenvolver aplicações informáticas com aplicação nas Ciências Biomédicas.

Saídas Profissionais

A formação multidisciplinar dos licenciados em Ciências Biomédicas é uma mais-valia para a sua inserção em vários domínios do mercado de trabalho, quer seja académico, empresarial ou de investigação básica ou de translação. Desta ampla variedade de saídas profissionais, destacam-se: o desenvolvimento de investigação científica nas áreas multidisciplinares das ciências e tecnologias biomédicas, em meio laboratorial e/ou empresarial, procurando respostas para os atuais problemas das Ciências da Saúde, participação em processos de certificação de equipamentos biomédicos, desenho e conceção de novos equipamentos utilizados em Biomedicina, assistência técnica e apoio comercial, manutenção de equipamentos e participação em transferência de tecnologia.
A sua atividade poderá ser exercida em Laboratórios (públicos e privados), Centros e Institutos de Investigação e Desenvolvimento, Empresas de Instrumentação Médica, Empresas Farmacêuticas, Empresas de Biotecnologia, Centros Médicos e Hospitalares, Universidades e outras instituições de ensino.

Infraestruturas

A licenciatura em Ciências Biomédicas resulta da colaboração entre os departamentos de Ciências Médicas, Química, Física e Engenharia Eletromecânica. A Faculdade de Ciências da Saúde, a que pertence o departamento de Ciências Médicas, em conjunto com as suas instalações na “Fábrica do Moço” no Pólo I da UBI, possui várias salas de aula, de tutoria e de autoaprendizagem. Possui também vários laboratórios de ensino e de investigação, incluindo os pertencentes ao Centro de Investigação em Ciências da Saúde, explorando a interação e complementaridade entre a Biomedicina, a Engenharia e a Física.
Os departamentos de Química, Física e Engenharia Eletromecânica dispõem de diversos laboratórios muito bem equipados, não só com os equipamentos utilizados nas atividades de ensino, mas também com diversos protótipos desenvolvidos nas atividades de investigação e desenvolvimento, obedecendo a todos os requisitos para que se possa oferecer um ensino graduado e pós-graduado de excelência.

Plano Curricular <

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.