You need to activate javascript for this site.
Menu Conteúdo Rodapé
  1. Home
  2. Courses
  3. Optometry and Vision Sciences
  4. Geometrical Optics

Geometrical Optics

Code 12501
Year 1
Semester S2
ECTS Credits 6
Workload PL(15H)/TP(45H)
Scientific area Optics
Entry requirements Basic knowledge of trigonometry.
Learning outcomes Demonstrar conhecimento fundamental sobre ótica geométrica por forma a compreender e resolver problemas relacionados com o sistema visual humano, instrumentos óticos, instrumentos optométricos e sistemas de lentes compensadoras. No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de (1) saber explicar a refração em dioptros planos e esféricos; (2) saber explicar a reflexão em espelhos; (3) caracterizar componentes óticos simples; (4) saber identificar os componentes principais de um sistema ótico; (5) saber identificar o diafragma de abertura e o diafragma de campo de um sistema ótico; (6) classificar as aberrações primárias e interpretar as suas representações gráficas; (7) aplicar os conhecimentos adquiridos ao estudo de instrumentos óticos e optométricos.
Syllabus - The propagation of light
- Mirrors
- Lenses, optical systems, cardinal points, stops
- Astigmatic lenses
- Prisms
- Aberrations and aberrometry
- Optical and optometric instruments
Main Bibliography Main Bibliography:
- Pedrotti,F.L., Pedrotti,L.M., Pedrotti, L.S., Introduction to Optics, Cambridge University Press. 3rd edition, 2017.
Central Library F-3.2-00592; F-3.2-00070; F-3.2-00370.

Auxiliar Bibliography:
- Schwartz,S., Geometrical and Visual Optics, 3rd edition, McGraw-Hill Education, 2019.
Central Library (available soon)
- Jenkins,F., White,H., Fundamentals of Optics, 4th edition, McGraw-Hill Education, 2001.
Central Library F-3.2-00428; F-3.2-00429; F-3.2-00430.
- Pereira,M., Óptica Geométrica Ocular, UBI, 2008.
Central Library F-3.2-00594.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A classificação de ensino-aprendizagem (CEA) é obtida atraves da expressão: CEA = 2/3T + 1/3P, onde T é a classificação do teste teórico (frequência) e P é a classificação de laboratório. O aluno obterá aprovação por frequência e será dispensado de exame se T >= 9,5 valores e P >= 9,5 valores. A classificação final por exame (CF) é obtida atraves da expressão: CF = 2/3E + 1/3P, onde E é o teste de exame. O aluno obterá aprovação por exame se E >= 9,5 valores. Para obtenção de frequência, cada estudante deverá: - frequentar assiduamente as aulas práticas da disciplina (sendo-lhe permitida apenas uma falta não justificada), obtendo a classificação P, através da apresentação obrigatória de um relatório escrito por cada trabalho realizado; - entregar os relatórios nos prazos indicados; - obter P >= 9,5 valores; - ter um número mínimo de presenças em aulas TP igual a metade das aulas leccionadas; - obter classificação superior a 6,0 valores na CEA.
Language Portuguese. Tutorial support is available in English.
Last updated on: 2016-06-09

The cookies used in this website do not collect personal information that helps to identify you. By continuing you agree to the cookie policy.