José Martinez reconduzido na presidência da Comissão de Ética

Geral   26 de setembro de 2019

A última reunião ficou ainda marcada pela tomada de posse de membros cooptados.

Img:

José Martinez foi reconduzido para um novo mandato como presidente da Comissão de Ética da Universidade da Beira Interior (CE-UBI). O Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Saúde foi eleito para os próximos dois anos, na reunião realizada no dia 24 de setembro.

Na mesma ocasião, Ana Leonor Santos, docente da Faculdade de Artes e Letras, assumiu a vice-presidência da CE-UBI e foi dada posse aos Membros Externos Cooptados, indicados por cinco ordens profissionais. São eles José Pires Manso (Ordem dos Economistas), Lídia Videira (Ordem dos Enfermeiros), Manuel Sant'Ana (Ordem dos Veterinários), Miguel Ricou (Ordem dos Psicólogos) e Ricardo Brazete (Ordem dos Advogados).

A tomada de posse contou com a presença do Reitor da UBI, António Fidalgo, que dirigiu a todos os elementos uma palavra de “saudação” e outra de “gratidão pelo trabalho fundamental feito em prol da instituição”.

A Comissão de Ética é um órgão consultivo independente que tem como atribuição a análise de questões no âmbito das atividades desenvolvidas pela UBI, seguindo padrões de ética. Em especial, compete-lhe proteger e garantir a dignidade e a integridade da pessoa humana nas atividades laborais, de ensino e investigação.

A CE-UBI é composta por 13 membros efetivos: cinco elementos provenientes e indicados por cada uma das faculdades; três membros indigitados pelo Reitor; e os cinco membros externos cooptados.

Entre as principais atividades desenvolvidas recentemente estão a organização do Fórum sobre Fraude Académica e a criação do Código de Integridade que estabelece os princípios, valores e deveres práticos regentes das atitudes e conduta de seus docentes, investigadores, pessoal não docente e estudantes.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.