Portuguese reflection group on European Universities meets again

UNITA   04 of march of 2024

The third meeting took place at IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave) and was attended by members of the UBI - University of Beira Interior and UNITA.

Ficheiro com o nome: aliancas_europeias

The University of Beira Interior (UBI) once again made its contribution to the discussion around the “European Universities” project, which currently mobilizes dozens of Higher Education Institutions (HEIs) on the continent.

A academia esteve presente na terceira reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias que decorreu no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), no dia 28 de fevereiro. O encontro contou com Ana Gascón Marcén, coordenadora da tarefa “Testing the EEIG for Academic Cooperation: The Legal Tools” no âmbito do projeto EGAI – UNITA, que estuda os passos legislativos para poderem ser criadas Universidades Europeias a partir da congregação de várias. A UNITA – Universitas Montium é precisamente a Aliança que tem a UBI como uma das fundadoras.

Participaram neste encontro 37 representantes de universidades e politécnicos e a diretora da Agência Nacional Erasmus+, Ana Cristina Perdigão.

Da parte da UBI, estiveram presentes José Páscoa (Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade), Célia Nunes (Pró-Reitora para a Cooperação Internacional) e Francisco do Adro (Coordenador do Gabinete UNITA na UBI).

Sob o mote “Universidades Europeias como as Universidades do Futuro”, o encontro teve como principal ponto de agenda a definição da missão do Fórum das IES portuguesas em alianças de universidades europeias, os modelos de governação destas entidades, bem como os processos e procedimentos referentes à criação da Entidade Legal.

O Fórum de IES foi criado para discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, funcionando também como o local para compartilhar boas práticas e possibilitar uma resposta em rede aos diversos desafios institucionais.

Recorde-se que a iniciativa destas reuniões presenciais partiu da UBI, anfitriã do primeiro encontro, em junho de 2023. Nesta altura a coordenação do Fórum está sob a responsabilidade tripartida da UBI, do IPCA e da Universidade do Minho.

 

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.