Museu Memórias da Saúde

 
O MUSEU MdS   |   EVENTOS   |   ATIVIDADES   |   SOCIAL

 

O Museu das Memórias da Saúde (mMdS) é uma unidade recente da UBI Health Sciences School (Faculdade de Ciências da Saúde, FCS), fundada em fevereiro de 2016. Devido à sua juventude, tem apenas um número limitado de peças, mas interessante, composto por uma série de peças antigas de ramos diferentes de medicina e da farmácia, em especial móveis valiosos de uma farmácia antiga doados pelo Comendador Sebastião Alves, fundador da Atral Cipan, uma empresa farmacêutica industrial portuguesa. Mais do que sendo um repositório passivo de equipamentos, instrumentos, livros e outros materiais interessantes, o estabelecimento deste departamento histórico tem outros objetivos principais: servir como pequeno salão de cerimónias ao receber convidados importantes, como aconteceu no momento da visita de sua Ex.ª, o Sr.º Presidente da República Portuguesa, o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que nesta sala assinou o livro de honra da instituição; aumentar a conscientização dos estudantes da FCS sobre a relevância de fatos históricos e dotá-los de ferramentas de educação técnica e humanística, sob um programa específico chamado Museu Activo, que envolve sessões teóricas e práticas, incluindo avaliações de alunos; para promover a investigação e interesse público na evolução da Ciência da Saúde, realizações através da revisão de fatos históricos. Passo a passo, com confiança, este Museu está construindo o seu próprio caminho e alcançará plenamente os seus objetivos.

Regulamento

Comissão Instaladora

Coordenador

Prof. Doutor José Martinez de Oliveira
(nomeado em 8 de Fevereiro de 2016)


Membros da Comissão

Doutora Elisa Calado Pinheiro
Dr. José Esteves Correia Pinheiro
Prof. Doutor Luís Carlos Carrilho Gonçalves
Dr.ª Margarida Pinho Gonçalves
Prof.ª Doutora Luiza Augusta Teresa Gil Breitenfeld Granadeiro
Dr.ª Maria Manuela Gomes da Costa Palmeira
Dr. António João Figueiredo Gomes
Dr. Armando Cerezo Granadeiro Vicente
(por convite, e por ordem de adesão)

Secretariado

Mestre Marta Duarte :: martad@fcsaude.ubi.pt :: 275 329 007 (ext. 5007)
(desde o início da actividade do mMdS, em acumulação de funções)

 

Instalações

O mMdS, proposto em 10 de Setembro de 2015, quando aprovado institucionalmente (em 8 de Fevereiro de 2016) acolheu quase de imediato o mobiliário, livros e acessórios doados pela empresa Atral-Cipan, em some do Sr. Comendador Sebastião Alves seu criador e Doutor Honoris Causae da Universidade da Beira Interior (30 de Abril de 2001).

Sala 1 Pharmacia Comendador Sebastião Alves

Esta sala pela sua riqueza histórica e beleza, ficou localizada na área onde estão instalados os gabinetes dos corpos directivos da FCS (piso =9, e foi adoptada como “sala de actos de visita”, muito oportunamente utilizada para o efeito quando da presença de Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, em 29 de Junho de 2016, ou seja, apenas quatro meses após a criação do museu.

Sala 2 Instrumentos

Numa estrutura funcionando intensamente e plenamente ocupada não facilita a identificação de espaços convertíveis, pelo que apenas fosse em Junho de 2018 fosse autorizada a adaptação da sala 2 no piso 0 (D0 032). Neste espaço, verdadeiro depósito do mMdS, se encontram materiais e equipamentos vários com várias origens
- Dr. António Maria Tenreiro de Morais e Castro (Cirurgião Vascular)
- Dr.ª Fátima Padez (Ciências Farmacêuticas)
- Prof. Doutor José Alberto Moutinho (Ginecologia / Obstetrícia)
- Prof. Doutor José Martinez de Oliveira (Ginecologia / Obstetrícia)
- Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE

É certo que há a possibilidade como em Julho de 2018 de implementou de disponibilizar equipamentos e expositores em átrios e espaços públicos da FCS, a exemplo do que sucede em muitas outras instituições. Para além do espólio, requerem-se porém acessórios de protecção que terão de ser adquiridos de acordo com as possibilidades financeiras que o permitam.

Átrio da FCS - Exposição

Mobiliário e equipamentos do consultório do Dr. Armando José Gonçalves
Médico – Clínica Geral (Sabugal)
(oferta do Sr. Prof. Doutor Luís Carlos Carrilho Gonçalves)
Ecógrafo do consultório do Prof. Doutor José Martinez de Oliveira)
(cedido pela Apomédica, Serviços Médicos Lda)

*Informação actualizada em 12 de Julho de 2018

 

Memória descritiva

O logótipo, da autoria da Doutora Madalena Sena, representa graficamente um almofariz - utensilio de manipulação essencial nas antigas farmácias, que servia para moer pequenas quantidades de produtos ou misturar vários ingredientes - como figura central deste símbolo, que nos reporta quase automaticamente para memórias do passado dos fármacos e dos medicamentos.

A letra “s” - de saúde – envolve o almofariz num traço sinuoso que lembra a cobra que entrelaça o Bastão de Asclépio – símbolo da Medicina.
Este símbolo consegue, assim, representar conjuntamente a Medicina e a Farmácia, enquanto áreas complementares que dão origem ao vasto conjunto de memórias da saúde que este museu pretende dignificar.
As cores escolhidas o preto, o branco e o borgonha oferecem ao logótipo várias conotações individuais.
O preto representa simultaneamente o mistério, a força e o prestígio, implica autocontrole e disciplina. Na heráldica o preto é o símbolo da dor.
A cor branca está associada à paz, à calma à ordem e à limpeza/pureza, num conjunto de outras conotações positivas.
O borgonha (vermelho com uma pequena porção de púrpura), lembra a cor do sangue e do coração humano.
O equilíbrio das três cores confere luminosidade e energia a este símbolo, o qual, associado a um lettering discreto e despojado, ganha sobriedade e dignidade.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.