Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Media Artes

Media Artes

3º Ciclo     Departamento de Artes

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Media Artes

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
5941
Área CNAEF 210 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 9571/2023
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 24-10-2022
Relatório de acreditação
Registo DGES
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 180
Outras Informações Valor de Propina: 1.625.00€
(Formas e Prazos de Pagamento)
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Media Artes:
a) titulares de grau de mestre ou equivalente legal em áreas artísticas, das humanidades e áreas afins;
b) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo académico, artístico e/ou científico reconhecido pela Comissão Científica do Curso;
c) excepcionalmente, os detentores de um currículo artístico e/ou profissional idóneo, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Vagas 18 (2024)
Cálculo da Nota de Acesso Media Artes 2024

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais O 3.º ciclo em Media Artes surge como corolário das formações do espectro artístico oferecidas pela UBI, dirigindo-se aos mestres em Design, Cinema, Artes Visuais, Artes Plásticas e Arquitectura, mas também àqueles que apresentem currículos relevantes nos estudos de Cultura e das Humanidades.
O programa considera a especificidade epistemológica das artes, suas metodologias e objectos, enquadrando o desenvolvimento de investigação de base artística (arts-based research), capaz de aprofundar o diálogo com os domínios conceptuais, tecnológicos e mediáticos da academia, da indústria e da sociedade contemporâneas.
Reconhece a investigação em, sobre e através da arte como fundamental para a geração, mediação, reflexão e crítica do conhecimento e da cultura pelo que, no actual contexto de crise das taxonomias disciplinares, propõe uma abordagem das problemáticas da intermedialidade e da hibridização do campo artístico a partir do desenvolvimento de teses ou propostas projectuais originais.
Competências O Doutoramento em Media Artes visa:
Preparar artistas e investigadores com elevadas qualificações teóricas e metodológicas, dotando-os de maturidade analítica e capacidade operativa no contexto internacional;
Conhecer as principais problemáticas das Artes contemporâneas, compreendendo a natureza dos objectos artísticos, suas influências e implicações na estruturação da vida cultural, social e política;
Circunscrever e desenvolver um plano de investigação com vista à disseminação do conhecimento, por meio da publicação de artigos ou projectos, da defesa pública de uma dissertação ou da exibição de obras de arte;
Capacitar os doutorandos a materializar as suas obras em distintos meios, suportes e contextos, fazendo uso esclarecido do conhecimento obtido e aplicando-o em situações epistemológicas novas;
Operar a contínua concatenação do trabalho de atelier com a investigação e a escrita, acentuando o diálogo entre campos artísticos, com vista ao reconhecimento de novas poéticas.
Saídas Profissionais O doutoramento em Media Artes visa capacitar investigadores no âmbito das ciências da arte e artistas a desenvolverem de forma autónoma, rigorosa e qualificada um labor passível de escrutínio e validação no âmbito da Academia, habilitando-os para o desempenho em diferentes lugares de carreira no âmbito público ou privado, como o sistema de ensino, a administração pública, instituições museológicas, entidades de programação artística, empresas do sector das indústrias criativas, laboratórios de investigação, agências culturais, etc.
Infraestruturas A Faculdade de Artes e Letras da UBI dispõe de instalações adequadas às actividades previstas, tais como ateliers, bibliotecas, mediatecas e hemerotecas, laboratórios, estúdios e auditórios com os recursos materiais e humanos necessários prossecução do ciclo de estudos.

Este doutoramento surge em estreita ligação à Unidade de I&D em Comunicação, Filosofia e Humanidades - www.labcom-ifp.ubi.pt –, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em cuja orgânica se integra o Grupo de Artes e Humanidades, com mais de duas dezenas de investigadores doutorados em domínios artísticos, bastante implicados no doutoramento.

No plano internacional, o Doutoramento em Media Artes conta já com um protocolo de cooperação com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco, em Bilbau, que prevê o intercâmbio docentes e doutorandos e tem ainda uma parceria de incidência regional com a ESART do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Acordos Erasmus+

  • Hasan Kayyoncu University • Turquia • Duração: S

Departamento de Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama 6201-001 Covilhã
275 242 024
1202

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Catarina Grácio de Moura  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Catarina Grácio de Moura
Foto Nome
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Paulo Cunha

Comissões

Comissão Científica
Catarina Isabel de Grácio de Moura
Águeda Simó Cachorro
Francisco Alexandre Lopes Figueiredo Merino
Francisco Tiago Antunes Paiva
Luís Herberto Avelar Borges Ferreira Nunes
Manuela Maria Fernandes Penafria
Paulo Manuel Ferreira da Cunha
Sara Velez Estêvão
Urbano Mestre Sidoncha

Comissão de Creditação
Catarina Isabel de Grácio de Moura
Paulo Manuel Ferreira da Cunha
Francisco Tiago Antunes Paiva
Manuela Maria Fernandes Penafria
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2020-01-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.