Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Física e Aplicações

Física e Aplicações

1º Ciclo     Departamento de Física

Ano:
Plano de Estudos/Ramos   Física e Aplicações
  Física e Aplicações: Ramo de Física
  Física e Aplicações: Ramo de Física e Química
Código DGES
L205  
Área CNAEF 441 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 9443/2020 | DR 2.ª série, n.º 192, 1 de outubro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 23-06-2020
Relatório de Autoavaliação
Registo inicial: R/A-Cr 80/2020 de 10-07-2020
ECTS 360
Outras Informações Valor de Propina: Nacionais 697€ / Internacionais 5000€ (Formas e Prazos de Pagamento)

Concurso Nacional de Acesso  

Provas de Ingresso 07 Física e Química
19 Matemática A
Vagas 20 (2020)
Nota Mínima (0-200) Provas de ingresso: 95
Candidatura: 100
Cálculo da Nota de Acesso Média do ensino secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%

Sobre

Objetivos Gerais O 1.o Ciclo de Estudos em Física tem como objetivo formar licenciados com uma base sólida em Física, que os habilite a aplicar métodos teóricos, computacionais e laboratoriais da Física na análise e resolução de problemas físicos, e que lhes permita enfrentar com confiança a continuação de estudos em cursos de 2.o ciclo da UBI ou noutras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras.
São oferecidos dois percursos. O primeiro, intitulado Física, está dirigido aos que pretendem uma formação centrada na Física e nas suas aplicações, abordadas num leque variado de unidades curriculares optativas, com vista a continuação de estudos em Física ou áreas afins e de aplicação da Física. O segundo, intitulado Física e Química, tem um peso importante em Química, para possibilitar o acesso dos licenciados aos cursos de 2.o ciclo em Ensino de Física e Química.
Competências Os graduados do curso de 1º ciclo em Física possuirão uma sólida formação nos ramos principais da Física (Mecânica Clássica e Quântica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Teoria do Campo) e suas aplicações. Em função do percurso e das unidades curriculares opcionais que escolherem, terão formação mais reforçada em áreas da química, das ciências e tecnologias biomédicas ou outras aplicações, que lhes permita encarar com confiança a prossecução de estudos de 2º ciclo em tópicos mais específicos de física, em Ensino de Física e Química e em diversas engenharias.

Os licenciados em Física deverão demonstrar elevada capacidade de análise, resolução e comunicação de problemas científicos e técnicos, ser capazes de acompanhar a evolução das tecnologias da informação e comunicação e de as utilizar eficientemente, de compreender, adaptar e construir modelos para a análise dos sistemas físicos. Devem estar familiarizados com as técnicas e procedimentos laboratoriais e respetivos instrumentos de medida e demonstrar destreza e competência em laboratório e em contextos de desenvolvimento e produção industrial de produtos resultantes da investigação em Física Aplicada
Saídas Profissionais Sendo um curso de 1º Ciclo, é expectável que a maioria dos alunos do curso pretendam prosseguir estudos em cursos de 2º e 3º Ciclo. Ainda assim, verifica-se que os graduados de cursos de física têm uma forte empregabilidade não só em contextos técnico-científicos (pessoal técnico superior em laboratórios de investigação e desenvolvimento, investigadores, indústrias com forte incorporação de tecnologia, divulgadores da ciência) mas também em empresas de software, consultadoria e análise de mercados e de riscos.
Infraestruturas A Universidade da Beira Interior dispõe de instalações de muito boa qualidade: salas de aula convencionais com equipamento multimédia, laboratórios (em particular os que mais intensamente são usados em cursos de física: Mecânica e Eletromagnetismo, Física Atómica e Nuclear, Ótica, Eletrónica, Sistemas Digitais), salas de estudo com equipamentos informáticos, biblioteca, equipamento e espaços para a prática desportiva, cantinas e residências de estudantes.

Departamento de Física

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 071
1401
275 319 719

Responsáveis

 [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Luis José Maia Amoreira
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Elsa Susana dos Reis da Fonseca

Comissões

Comissão Científica
Luís José Maia Amoreira
Elsa Susana dos Reis da Fonseca
João Pedro de Jesus Marto
Manuel Fernando Ferreira da Silva
Paulo André de Paiva Parada
António Jorge Gomes Bento
Maria Isabel Guerreiro da Costa Ismael

Comissão de Coordenação Pedagógica
Luís José Maia Amoreira
Coordenadores Ano
Paulo Rodrigues Lima Vargas Moniz (1.º)

Delegados Ano
Filipa Alexandra Bessa de Almeida (1.º)

Comissão de Creditação
Luís José Maia Amoreira
Elsa Susana dos Reis Fonseca
João Pedro de Jesus Marto
Manuel Fernando Ferreira da Silva
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais.
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.