Objetivos
|
Os diplomados da pós-graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho adquirem as competências necessárias ao exercício da profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho e são capazes de desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais. Para além da certificação dos saberes necessários para Técnico Superior de Segurança no Trabalho (definidos no respetivo perfil profissional que o caracteriza), incorpora o reconhecimento e validação de competências sociais, relacionais e profissionais, ao nível do conhecimento, do fazer e do ser.
|
Competências do curso
|
Os diplomados da pós-graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho ficam aptos a: -Colaborar na definição da política geral da empresa relativa à prevenção de riscos e planear e implementar o correspondente sistema de gestão; -Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais; -Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; -Coordenar tecnicamente as atividades de segurança e higiene no trabalho, assegurando o enquadramento e a orientação técnica dos profissionais da área da segurança e higiene no trabalho; -Participar na organização do trabalho; -Gerir o processo de utilização de recursos externos nas atividades de prevenção e de proteção; -Assegurar a organização da documentação necessária à gestão da prevenção na empresa; -Promover a informação e a formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho; -Promover a integração da prevenção nos sistemas de comunicação da empresa, preparando e disponibilizando a necessária informação específica; -Dinamizar processos de consulta e de participação dos trabalhadores; -Desenvolver as relações da empresa com os organismos da rede de prevenção.
|
Saídas Profissionais
|
O Técnico Superior de Segurança no Trabalho poderá desempenhar a sua atividade no seio de uma equipa multidisciplinar ao nível da conceção, implementação e gestão de Sistemas de Higiene e Segurança no Trabalho. No âmbito desta temática - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – poderá ter um papel operacional de trabalho de campo e, eventualmente, desempenhar funções relacionadas com o Ambiente e com a Qualidade. Num país com tecido empresarial maioritariamente de pequena ou média dimensão, são cada vez mais as empresas que acolhem estes profissionais, devido a laborarem em setores de risco e, ainda, pelo número de acidentes de trabalho que nelas se registam. A pós-graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho corresponde à certificação do Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho nível VI (antigo Certificado de Aptidão Profissional) pela ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) (Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto).
|
Infra-estruturas
|
O curso é lecionado em regime pós-laboral nas instalações do Departamento de Engenharia Eletromecânica e do Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial (CFIUTE) As atividades letivas decorrem em salas de aula, anfiteatros, laboratórios, e salas de computadores. Os alunos têm ao seu dispor diversos recursos: - Biblioteca informatizada com mais de 80 000 livros, e centenas de postos de trabalho informático. - Oficinas para apoio a trabalhos curriculares e extracurriculares. - Cantinas e Snack-Bares. - Instalações desportivas para diversas modalidades. - Gabinete médico e de enfermagem.
|