Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Património Cultural Digital

Património Cultural Digital

2º Ciclo     Departamento Comunicação, Filosofia e Política

Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Património Cultural Digital

Informação

Rótulo Texto
ECTS 90
Outras Informações Despacho Reitoral Conjunto 2025/26
Despacho Reitoral Conjunto 2025/26 | Propinas

 

Avaliação/Registo/Publicação

Rótulo Texto
Avaliação/Acreditação/Registo A3ES — Deliberação
A3ES — Relatório de Autoavaliação
DGES — Registo
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais O Mestrado em Património Cultural Digital (MI-PCD) dotará os seus alunos de conhecimentos multidisciplinares rigorosos e atualizados sobre o património cultural e a respetiva ligação à Sustentabilidade e Inovação, especialmente em termos digitais.
Os objetivos gerais do ciclo de estudos são os seguintes:
a) O Mestrado em Património Cultural Digital visa formar especialistas, habilitados para a construção, gestão e divulgação do património digital.
b) O mestrando será capaz de oferecer soluções para o tratamento digital do património em todas as suas aceções.
c) As disciplinas lecionadas no mestrado combinam conhecimentos humanísticos e tecnológicos para dar resposta a uma necessidade crescente e insuficiente de recursos humanos.
d) A formação neste mestrado tem como objetivo contribuir para a geração de um tecido produtivo endógeno no Sudoeste Europeu.
Competências Entre as competências desejáveis para os alunos que ingressam no programa de formação deste Mestrado contam-se as seguintes:
- Interesse pelo Património em sentido lato, sua preservação, valorização, divulgação, popularização e avanços científicos e tecnológicos.
- Competências básicas na utilização das novas tecnologias.
- Capacidade de abstração, análise, síntese e raciocínio lógico.
- Capacidade de trabalho em equipa.
- Sentido de organização, atenção aos pormenores e sentido prático.
- Curiosidade, imaginação, criatividade, inovação e espírito empreendedor.
- Sensibilidade para o impacto social e a promoção do desenvolvimento socioeconómico do território numa perspetiva de respeito, integração e sustentabilidade na utilização de diferentes tipos de recursos.
Com este perfil, o mestre em Património Cultural Digital será capaz de responder aos desafios da inovação digital e impacto no território.
O objetivo geral desta proposta é a aquisição pelo estudante de formação avançada, especializada e multidisciplinar, orientada para a especialização académica, profissional ou de investigação.
Os objetivos de aprendizagem respondem às principais prioridades do ciclo de estudo (cultura, sustentabilidade, digitalização e desafios sociais), bem como a várias das áreas prioritárias de intervenção: [i] o desenvolvimento de propostas de valor em torno de recursos naturais, patrimoniais, culturais e turísticos; [ii] o desenvolvimento de competências digitais e educação; e [iii] a independência tecnológica, empreendedorismo digital e competitividade do ecossistema das TIC.
A proposta pretende capacitar os alunos para:
- Adaptar a utilização e transferência de conhecimentos a novas situações decorrentes da mudança tecnológica.
- Enfrentar ativamente a resolução de problemas na área de intervenção do curso no ambiente social e de mercado.
Saídas Profissionais A intervenção profissional dos futuros mestres em PCD será preferencialmente na área do Património Cultural, Património Cultural Digital, Sustentabilidade e Território, Inovação Digital na área da Cultura e do Património, Espaços Culturais, Museus e Municípios.
Infraestruturas Tratando-se de um Mestrado oferecido por Instituições de Ensino Superior Portuguesas e Espanholas que fazem parte da rede CRUSOE (Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste Europeu), o Mestrado interuniversitário em Património Cultural Digital contará com as infraestruturas indispensáveis e necessárias das Universidade da Beira Interior, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Instituto Politécnico Viana do Castelo e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Portugal, e das Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de A Coruña, Universidad de Burgos e Universidad de León, em Espanha.

Departamento de Comunicação, Filosofia e Política

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 024
1202

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Urbano Mestre Sidoncha  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Urbano Mestre Sidoncha

Comissões

Comissão Científica
Urbano Mestre Sidoncha
José António Duarte Domingues
Idalina Proença Maia Sidoncha
Catarina Isabel de Grácio Moura
Patrícia Santos Pedrosa
Eduardo José Marcos Camilo

Comissão de Coordenação Pedagógica
Urbano Mestre Sidoncha
José António Duarte Domingues
Idalina Proença Maia Sidoncha
Coordenadores Ano
(1º)
(2º)
Delegados Ano
(1º)
(2º)

Comissão de Creditação
Urbano Mestre Sidoncha
José António Duarte Domingues
Catarina Isabel de Grácio Moura
Carla Sofia Gomes Xavier Luís

Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2025-04-17

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.