Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia

Psicologia

1º Ciclo     Departamento de Psicologia e Educação

Plano de Estudos/Ramos   Psicologia
Código DGES
9219  
Área CNAEF 311 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 13158/2015 - DR 2.ª série, n.º 226, 18 novembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1314/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 180
Outras Informações Informação estatística

Concurso Nacional de Acesso  

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia;
17 Mat. Apl. Ciências Soc.;
18 Português.

Vagas 50 (2017)
Nota Mínima (0-200) Provas de ingresso: 95
Candidatura: 100
Nota do Último Colocado 142,3
Cálculo da Nota de Acesso Média do ensino secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais Este 1º ciclo pretende proporcionar uma formação sólida de base em vários domínios da psicologia, com um plano de estudos adequado às exigências do Diploma Europeu de Psicologia (EuroPsy). Permite obter uma formação básica nas principais teorias e procedimentos em psicologia e uma introdução à investigação científica nesta área. Esta formação, integrada com as competências pessoais e interpessoais a desenvolver ao longo do curso, permitirá optar e aceder a uma formação avançada (2º ciclo), num ramo mais específico da psicologia. As metodologias de ensino-aprendizagem destacam-se pelo dinamismo, pela implementação de estratégias ativas, utilização de novas tecnologias e possibilidade de colaboração em programas internacionais e projetos de investigação. A preparação dos estudantes para “contextos” psicológicos que exigem cada vez mais adaptabilidade, inovação, auto-atualização, gestão de informação, investigação e experiências internacionais são centrais na dinamização deste curso.
Competências No final deste ciclo de estudos o estudante deverá demonstrar as seguintes competências:

I. Competências Básicas
- Compreender construtos, processos e modelos teóricos da psicologia; descrever os principais conceitos, modelos e áreas de aplicação/investigação em psicologia; compreender os fundamentos teóricos dos processos de avaliação e intervenção psicológicas; desenvolver competências elementares para o planeamento e elaboração de uma investigação em psicologia; analisar informação científica; comunicar e produzir documentos científicos; compreender os princípios e dilemas éticos, bem como as normas deontológicas de avaliação, intervenção e investigação em Psicologia.

II. Competências transversais:
- Pesquisar, analisar e sintetizar informação; organizar e planificar o trabalho académico; desenvolver autonomia e eficácia na gestão das tarefas de aprendizagem; comunicar de forma oral e escrita em língua portuguesa e estrangeira; utilizar recursos informáticos e laboratoriais; desenvolver competências interpessoais; resolver problemas e tomar decisões fundamentadas; incrementar a capacidade de adaptação a novas situações de forma criativa e de integração e aplicação de conhecimentos.
Saídas Profissionais O 1º ciclo de estudos em psicologia constitui a primeira fase de formação de um estudante que pretende ser psicólogo. Este ciclo não confere qualificação profissional. Trata-se de uma formação que prepara os estudantes para uma formação mais avançada/especializada (de 2º ciclo) num ramo específico da psicologia, que permitirá o acesso à profissão de psicólogo.
Infraestruturas Acesso a bases de dados científicas, rede wireless, plataforma de e-conteúdos, salas de aula com equipamento multimédia, equipamento informático, biblioteca, salas de estudo, sistemas de vídeoconferência,laboratório de psicologia, materiais /equipamento/software de avaliação psicológica.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Psicologia e Educação

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 161
4816

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Paula Susana Loureiro Saraiva de Carvalho
Coordenador de Mobilidade
Cláudia Maria Gomes Mendes da Silva

Comissões

Comissão Científica
Paula Susana Loureiro Saraiva de Carvalho
Ema Patrícia de Lima Oliveira
Sandra Carina Machado Guimarães
Ludovina Maria de Almeida Ramos

Comissão de Coordenação Pedagógica
Paula Susana Loureiro Saraiva de Carvalho
Coordenadores Ano
Ludovina Maria de Almeida Ramos (1º)
Ema Patrícia de Lima Oliveira (2º)
Sandra Carina Machado Guimarães (3º)
Delegados Ano
Pollyana Beatriz Hoelzle (1º)
Catarina Belo Batista (2º)
Maria Madalena Pinto (3º)

Comissão de Creditação
Paula Susana Loureiro Saraiva de Carvalho
Cláudia Maria Gomes Mendes da Silva
Sandra Carina Machado Guimarães
Ludovina Maria de Almeida Ramos
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.