Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Avaliação, Qualidade e Reabilitação de Edifícios

Avaliação, Qualidade e Reabilitação de Edifícios

Código 10312
Ano 5
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Construção
Tipo de ensino Presencial / à distancia incluindo e- e b-learning
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Promover o conhecimento dos aspectos relativos à avaliação, qualidade e reabilitação de edifícios, que se entende serem necessários para garantir a aproximação à prática profissional nestes domínios de conhecimento da área da construção.
a. Domínio da avaliação fundamentada do desempenho dos diversos elementos construtivos com base no conceito de avaliação exigencial e prática de inspecção e avaliação e projecto de reabilitação de edifícios habitacionais.
b. Compreensão das técnicas de inspecção e avaliação das construções e estudo dos instrumentos de apoio ao diagnóstico de edifícios de habitação.
c. Domínio dos conceitos da qualidade na construção.
d. Compreensão da regulamentação aplicável, exigências funcionais dos elementos construtivos, regras e processos construtivos e fundamentos técnicos de funcionamento das diversas componentes dos edifícios.
Conteúdos programáticos 1. A qualidade: conceitos e enquadramento
2. Sistemas de avaliação da qualidade
3. Exigências regulamentares e funcionais de comportamento dos edifícios
4. Factores de degradação dos edifícios
5. Conceito de envolvente e exigências a satisfazer
6. Instrumentos de apoio ao diagnóstico de edifícios de habitação
7. Avaliação técnico­económica de edifícios
8. Metodologia exigencial aplicável à reabilitação de edifícios de habitação
9. Metodologia para a elaboração de projectos de reabilitação não estrutural de edifícios
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino encontra-se centrada no aluno, que ao longo do semestre vai aprendendo e aplicando os conceitos adquiridos, com o seu trabalho autónomo e com a ajuda da equipa docente. As horas de contacto privilegiarão a transmissão de conhecimentos teóricos e práticos sobre a temática da avaliação e qualidade dos edifícios, com especial incidência nos edifícios de
A avaliação é realizada de forma contínua com a realização de trabalhos individuais e em grupo ao longo do semestre lectivo.
Componentes da avaliação: Elaboração de trabalhos práticos em equipa (10 valores -50%); Elaboração de trabalhos práticos individuais (5 valores - 25%); Trabalho individual de pesquisa, compilação de informação, apresentação pública e discussão de tema proposto (5 valores - 25%).
Obtêm Frequência e aprovação os alunos que fizerem entrega dos trabalhos dentro dos prazos e tiverem classificação mínima de 10 valores no conjunto de trabalhos obrigatórios. Não está prevista a realização de exame.
Bibliografia principal 1. Lanzinha, J.C.,“Reabilitação de Edifícios – Metodologia de Diagnóstico e Intervenção”, Edição Fundação Nova Europa, Série Estudos de Engenharia, Vol. 5, Covilhã, ISBN 978-989-654-014-2, 2009; 2. Lanzinha, J.C., Apontamentos de Avaliação, Qualidade e Reabilitação de Edifícios - UBI,2011; 3. LNEC certificação da qualidade em empreendimentos de construção e Marca de Qualidade LNEC, COM 92; 4. LNEC/MOPTC – NRAU Método de avaliação do estado de conservação de edifícios, 2006; 5. Marco, D. et al. MER HABITAT - Méthode de diagnostic des dégradations, des désordes et des manques et d’évaluation des coûts de remise en état des bâtiments d’habitation, OFL, Suiça, 1996; 6. Casademont, P. et al. Manual del TEST HABITATGE. Barcelona, 1989; 7. EPIQR Un outil d’aide à la decision pour la réhabilitation des bâtiments d’habitation – Les principes de la methode, C.S.T.B. France, 1999; 8. Clau2000 – Base de dados del mantenimente – software - CAAT, Barcelona, 2000; 9. Regulamentos nacionais nos domínios da térmica, acústica, ventilação e segurança contra incêndios em edifícios.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.