Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Saneamento Ambiental

Saneamento Ambiental

Código 10330
Ano 4
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Hidráulica e Ambiente
Tipo de ensino Presencial (aulas teórico-práticas)
Estágios Não aplicado
Objectivos de Aprendizagem Objectivo:
Abordar conceitos relacionados com a gestão da água e o controlo da poluição em áreas urbanas, bem como o projecto, construção, exploração e reabilitação de instalações e estruturas para o tratamento de águas, águas residuais, águas pluviais e para o confinamento de resíduos sólidos urbanos (RSU), incluindo os aspetos de gestão e valorização.

Competências:
1) Reconhecimento e compreensão da gestão integrada da água em meio urbano, características e métodos de tratamento de água para abastecimento público e técnicas para controlo de descargas pluviais em meio hídrico;
2) Domínio da concepção, dimensionamento, implantação e avaliação do funcionamento de instalações de tratamento de águas residuais;
3) Reconhecimento da tipologia de resíduos sólidos e compreensão das suas características físicas, de operações e processos para a sua valorização, tratamento e confinamento e da concepção de sistemas integrados para a sua gestão.
Conteúdos programáticos 1. GESTÃO DA ÁGUA EM MEIO URBANO
Gestão sustentável da água em meio urbano. Tratamento de água para abastecimento público. Normas e objectivos de qualidade. Controlo de descargas pluviais.

2. INSTALAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS
Caracterização de águas residuais. Bases para o dimensionamento de instalações de tratamento. Tratamento preliminar, primário, secundário, terciário e avançado. Dimensionamento de sistemas de média/grande dimensão e para pequenos aglomerados. Elementos de projecto, implantação, construção, reabilitação, operação, manutenção e monitorização de instalações de tratamento.

3. GESTÃO E CONFINAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Origem e tipos de resíduos. Classificação, quantificação e caracterização. Gestão integrada de resíduos. Medidas de prevenção, redução e reutilização. Valorização, tratamento e confinamento. Elementos de projecto, construção, reabilitação, operação e manutenção, encerramento e monitorização de aterros sanitário.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação a) Teste ou exame final: 50%.
b) Trabalhos práticos: 50%.

Bibliografia principal 1) ASCE (2004). Water treatment plant design. 4ª Edição, ASCE/AWWA, New York, EUA.
2) Tchobanoglous G., Burton F. e Stensel H. (2003). Wastewater engineering, treatment, disposal, and reuse. 4a Edição, McGrawHill Series in Civil and Environmental Engineering, Nova York, EUA, 1848p.
3) Kreith F. e Tchobanoglous G. (2002). Handbook of solid waste management. 2ª Edição, McGraw Hill, New York, EUA, 950p.
4) Marecos do Monte H., Santos M., Barreiros A. e Albuquerque A. (2015). Estações de tratamento de águas residuais - ETAR. ISEL, Lisboa, Portugal, Portugal, 224p.
5) Albuquerque A. (2008). Tratamento de águas residuais. 2ª versão, UBI, Ref. LSA/PD01/08, Covilhã, Portugal, 168 p.
6) Debo T. e Reese A. (2002). Municipal storm water management. 2a Edição, CRC Press, Nova York, EUA, 768p.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.