Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Tecnologias Multimédia

Tecnologias Multimédia

Código 11563
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que o estudante aprenda os fundamentos sobre os seguintes temas: multimédia; digitalização; compressão; cor e codificação da côr; imagem digital; compressão de imagens digitais; som digital; vídeo digital.

No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de compreender e explicar os fundamentos dos processos envolvidos na representação informática de elementos multimédia como textos, imagens, som e vídeo.
Conteúdos programáticos 1 - Multimédia - Definição
2 - Representação digital dos dados.
3 - Técnicas de compressão de dados.
4 - Cor e codificação da cor.
5 - Representação digital de imagens.
6 - Compressão de imagens digitais.
7 - O vídeo digital - Formatos de ficheiros e compressão.
8 - O som digital - Formatos de ficheiros e compressão.
Bibliografia principal Principal:
Sebenta: Tecnologias Multimedia - Manuela Pereira, 2020.

Secundária:
Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA -Editora de Informática, Lda.
Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA -Editora de Informática, 2009.
Multimédia: Les Fondamentaux, Ion Roxin, Daniel Mercier, Vuibert.
Compression D'Image, Algorithmes et standards, Éric Incerti, Vuibert.
Multimedia: Computing, Communications & Applications, R. Steinmet, and K. Nahrstedt, Prentice Hall, 1995. (ISBN: 0-13-324435-0)
Multimedia Fundamentals: Volume 1, Media Coding and Content Processing, 2nd Edition , R. Steinmetz, K. Nahrstedt, Prentice Hall, 2002. (ISBN: 0-13-031399-8)
Língua Português
Data da última atualização: 2020-03-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.