Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Controlo da Qualidade e Manutenção

Controlo da Qualidade e Manutenção

Código 11682
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objectivos o estudo do Controlo de Qualidade, da Organização e Gestão da Manutenção, bem como do Diagnóstico de Avarias.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de identificar técnicas de avaliação da qualidade, organizar e gerir um departamento de manutenção e seleccionar a aplicação das técnicas de diagnóstico de avarias mais adequadas.
Conteúdos programáticos MÓDULO I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA MANUTENÇÃO
Introdução. A Função Manutenção. Evolução Histórica da Função Manutenção. Objectivos da Manutenção. A Estrutura do Serviço de Manutenção. Circuitos de Informação na Manutenção. Planeamento e Controlo da Manutenção. Filosofias de manutenção. Estratégias de Manutenção. Normalização.

MÓDULO II - DIAGNÓSTICO DE AVARIAS
Introdução. O Conceito de Diagnóstico de Avarias. Estudos Estatísticos de Fiabilidade. Análise de Avarias. Métodos de Diagnóstico. Tolerância a Falhas. Normalização.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Duas provas escritas de frequência (8 valores cada), com eliminação de matéria. Exame final único (16 valores). Trabalho de grupo: 4 valores.
Bibliografia principal Varela Pinto, C.: "Organização e Gestão da Manutenção", Monitor.
Cardoso, A. J. M.: "Diagnóstico de Avarias em Motores de Indução Trifásicos", Coimbra Editora.
Cardoso, A. J. M.: “Diagnosis and Fault Tolerance of Electrical Machines, Power Electronics and Drives”, IET - The Institution of Engineering and Technology, ISBN: 978-1-78561-531-3, 2018.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-03-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.