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Logística e Distribuição

Código 11684
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Economia e Gestão
Tipo de ensino Presencial
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem Espera-se que o aluno consiga compreender as especificidades inerentes a cada canal de distribuição, explorar os fatores que concorrem para a existência e funcionamento de qualquer ponto de venda em condições de distribuição eficiente, relacionar o layout do estabelecimento com o tipo e a filosofia do ponto de venda e compreender a necessidade de o atualizar, em função das novas tendências de mercado. Pretende-se também desenvolver um conhecimento atualizado sobre temáticas estratégicas na gestão da produção visando a otimização dos processos, tanto em empresas industriais, como em empresas de serviços, bem como analisar e aplicar ferramentas e metodologias usadas na gestão das Operações no contexto da otimização dos processos, com especial realce para as existentes dentro da Filosofia Lean.
Conteúdos programáticos CAP 1 – CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
1.1 Atividades da distribuição física
1.2 Funções dos canais
1.3 Níveis e fluxos
1.4 Processo de seleção do canal
CAP 2 –O RETALHO
2.1 Tipologia
2.2 Decisões de marketing
2.3 Tendências
CAP 3 – SISTEMA DE FRANCHISING
3.1 Conceitos
3.2 Intervenientes
3.3 Tipos
CAP 4 – CONCEITOS CHAVE EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO
3.1 Fluxo informacional e sistemas de informação
3.2 Gestão de transporte
3.3 Gestão de armazenagem
3.4 Logística Internacional
CAP 5 – LEAN THINKING
5.1 Da filosofia JIT ao lean thinking
5.2 Cadeia de Valor
5.3 Conceito e tipos de desperdício
5.4 Ferramentas lean
5.5 Conceito “One piece flow”
5.5 O método Kanban
5.7 Diagram Spaghetti
5.8 Sistema 5S
5.9 SMED (Single-Minute Exchange of Dies)
5.10 Value Stream Mapping
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação da disciplina terá as seguintes componentes:
- Teste individual sobre o capítulo 1 a 3 [50%] – A realizar no dia 31 de março.
- Trabalho de grupo versando o capítulo 5 [50%] – Apresentação de uma ferramenta lean que sirva para eliminar o desperdício e aumentar a produtividade. Pretende-se que descreva a ferramenta, a sua aplicabilidade e de que forma contribui para a redução de desperdícios procurada pela filosofia lean. Para além, da descrição da ferramenta pretende-se a sua aplicação a um caso real: i) apresentar o caso de uma empresa que adote tal ferramenta em determinado processo de gestão; ou ii) apresentar um caso onde consideram que a ferramenta selecionada contribuísse para a redução de desperdícios.
Bibliografia principal Bhamu, J.; Singh Sangwan, K. (2014), Lean manufacturing: literature review and research issues, International Journal of Operations & Production Management, Vol. 34 No. 7, pp. 876-940.
Carvalho, J. C. (2010), Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.
Christopher, M. (2016), Logistics & Supply chain Management, 5th edition, Prentice Hall.
Kotler, P.; Keller, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Prentice Hall.
Pinto, J.P. (2006), Gestão de Operações na Indústria e Serviços, 2ª edição, Edições Lidel.
Slack, N., Chambers, S. and R. Johnston (2013), Operations Management, 7th edition, Prentice Hall/Financial Times.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-14
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