Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Recursos Humanos

Código 11699
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Economia e Gestão
Tipo de ensino Ensino presencial
Objectivos de Aprendizagem No final da unidade curricular o aluno deverá compreender e analisar e discutir dimensão operacional e estratégica da GRH, bem como o valor acrescentado da função RH no contexto organizacional. O aluno deverá também compreender com profundidade, e em toda a sua abrangência, a liderança, os processos de liderança de equipas de trabalho, de forma a poder atuar adequadamente em contexto organizacional. O aluno deve ainda ser capaz de identificar as fontes de conflito, definindo e implementando estratégias preventivas de atuação, e de gestão dos conflitos organizacionais.
Conteúdos programáticos 1.A gestão de recursos humanos em contexto de mudança. 2. A gestão estratégica de recursos humanos e a gestão sustentável de recursos humanos. 3- Capital humano e capital psicológico. 4. Gestão de recursos humanos e cultura organizacional. 5. A liderança e o desenvolvimento dos recursos humanos. 6. Liderança de equipas e teambuilding. 7- Conflito e negociação. 8- Instrumentos de medida e tópicos atuais de investigação na gestão das pessoas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas são teórico-práticas, constituídas por uma parte com exposição teórica pelo docente com recurso ao Powerpoint; uma outra parte com exposição, análise e discussão de artigos científicos ou casos práticos (previamente entregue aos alunos); finalmente são apresentadas questões a serem resolvidas pelos alunos. Os casos práticos também podem ser resolvidos e entregues via email ao docente. Critérios de avaliação: - Um teste escrito (50%), será no dia 04/04/2020. - Casos práticos individuais e qualidade da participação nas aulas (10%) - Trabalho de grupo (40%).
Bibliografia principal BASS, B.M., RIGGIO R.E. (2006) “Transformational Leadership”, Lawrence Erlbaum Associates Psychology Press, New Jersey. BREWSTER, C, e HEGEWISCH A. (2017) “Policy and Practice in European Human Resource Management”, Routledge, London. CUNHA, M.P., REGO, A., CUNHA, R.C., CARDOSO, C.C., MARQUES, C.A. e GOMES, J.F.S. (2015) “Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano”, Sílabo, Lisboa. EHNERT, I, HARRY, W, ZINK, K. J. (2014) “Sustainability and Human Resource Management: Developing Sustainable Business Organizations”, Springer, London. JESUÍNO, J.C. (2005) “Processos de liderança”, 4ª Edição. Lisboa: Livros Horizonte, (2005). REGO, A., CUNHA, M.P, (2003) "Comportamento Organizacional e Gestão, Instrumentos de Medida", Escolar Editora, Lisboa. ROBBINS, SP., JUDGE, TA. (2017) "Essentials Of Organizational Behavior", Pearson Education, New Jersey.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-10-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.